O Brasil que quer ser, mas nunca será, laico!
Amanhã, 19 de junho, teremos mais um feriado nacional com origem religiosa. Aliás, como sói acontecer, da religião católica.
(abreviando: nada tenho contra feriados. Sou de um tempo em que desejávamos qualidade de vida acima de tudo. Claro que na primeira encarnação, quando fui parceiro de Zeus…)
Por falar em Zeus, ele era um cara legal. Embora rigoroso, partilhava com os humanos o ideal do prazer como fim último da criação.
Diferente de outros deuses, que dizem ter feito os homens a sua imagem e semelhança, para depois mandá-los se fuderem e ganhar o pão com o suor do próprio rosto.
Pra compensar a sacanagem, inventou os feriados religiosos. E criou, por tabela, coisas esdrúxulas, como por exemplo, Porto Alegre ter sua data de comemoração – e FERIADOtócia – em dois de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, e não em 26 de março, dia em que foi elevada à condição de cidade.
Dos meus poucos anos de vida, a maior parte deles comi carne no tal feriado de “sexta-feira santa”.
Doze de outubro paramos para comemorar a padroeira do Brasil. Uma santa. Aliás, a mesma de sempre… Nossa Senhora tem esse poder, o de fazer vários feriados…
Dois de novembro paramos para recordar até quem, por vezes, muitos fazem questão de esquecer. Mortos viram santos na religião. A católica, claro.
Esqueci de algum?
Claro que esqueci!
Esqueci do Ramadan; esqueci do ano novo judaico; esqueci do corte do clitóris que algumas tribos africanas praticam…
O capitalismo só aceita os feriados religiosos por medo! Medo de Deus! Afinal, todo capitalista acredita, piamente, que tudo o que tem é por graça Dele ou por esforço (?) próprio.
Lembremos que férias é uma construção muito recente na história da humanidade. Dependesse dos capitalistas devotos de Deus, trabalhador seguiria se fudendo para comer o pão que fez com o suor do rosto!
Ser um Estado laico não será uma questão de lei, mas de banirmos, de vez, a religião como molde da sociedade.
O que não quer dizer, por favor, que a religião deva ser banida. Cada um faz o que bem entenda com sua consciência.
A religião, seja qual for, é inimiga da democracia.
E é por ser inimiga da democracia, que é, também, inimiga do Estado Laico!
Que o diga o nosso Congresso Nacional!!!!
https://www.escosteguy.net/o-brasil-que-quer-ser-mas-nunca-sera-laico/O ChatoAmanhã, 19 de junho, teremos mais um feriado nacional com origem religiosa. Aliás, como sói acontecer, da religião católica.(abreviando: nada tenho contra feriados. Sou de um tempo em que desejávamos qualidade de vida acima de tudo. Claro que na primeira encarnação, quando fui parceiro de Zeus...) Por falar em Zeus,...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy