Parece, e eu digo, parece, que o novo presidente dos EUA, Barack Obama, está disposto a mudar a forma de atuação do governo do maior poluidor do mundo nas questões ambientais. Pelo menos o discurso tem sido nesse sentido.
No início desta semana, Obama fez algumas declarações (segundo a BBC), quando, em clara oposição à posição do seu antecessor, “determinou que a Califórnia e outros 13 Estados americanos poderão definir seus próprios padrões de níveis de emissões de gases poluentes”.
É que o estado da Califórnia há muito quer obrigar a indústria automobilística “a cortar a emissão de gases causadores do efeito estufa em novos veículos em 30%”. Até agora sem sucesso, pois não contava com o apoio do ex.
Mas, como toda moeda tem dois lados, e ainda segundo a notícia da BBC, Obama teria dito:
“Agora é a hora de ir ao encontro dos desafios da encruzilhada da história, ao escolhermos um futuro mais seguro para o nosso país e mais próspero e sustentável para o nosso planeta”
e
“os Estados Unidos não podem ser mantidos reféns de recursos que estão ficando escassos, de regimes hostis e de um planeta que está esquentando”.
Ponto pela menção ao fato de que o “planeta está esquentando”; outro ponto por querer um “futuro mais próspero e sustentável para o nosso planeta”.
Resta agora saber o que fazer com a conjunção aditiva no período: “futuro mais seguro para o nosso país” E “mais próspero e sustentável para o nosso planeta”. Todos sabem que os EUA consomem, sozinhos, algo como 30% dos recursos da terra para se manterem seguros. Pode ser que esse “E” signifique que, para terem um futuro mais seguro, eles queiram consumir mais ainda, talvez algo como 60%, sei lá.
No outro período também temos um “E”: “não ser mantidos reféns de recursos que estão ficando escassos” E “de um planeta que está esquentando”.
Sei não, mas tenho a impressão que vem bomba por aí. Em qualquer sentido que queiram pensar. E bomba para a natureza, pois convenhamos, querer um futuro mais seguro do jeito como eles são… Yo no creo en brujas, pero que las hay… las hay…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyFaça a sua partenotíciasPara pensarParece, e eu digo, parece, que o novo presidente dos EUA, Barack Obama, está disposto a mudar a forma de atuação do governo do maior poluidor do mundo nas questões ambientais. Pelo menos o discurso tem sido nesse sentido. No início desta semana, Obama fez algumas declarações (segundo a BBC),...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!