Carta aberta ao Ney Matogrosso
Querido Ney,
Depois que passamos dos setenta anos, resta-nos pouco tempo de vida. Ao menos de vida útil.
Aproveite, então, para seguir cantando. E nada mais.
Claro que tens todo o direito de se manifestar sobre o Brasil. E deves!
O que não podes, até pela tua posição no cenário nacional, é sair por aí dizendo bobagens! Podes não acreditar, mas há uma grande quantidade de pessoas que saem repetindo as asneiras que disseste em Portugal. Assim como tens o direito de manifestação, NÃO DEVERIAS, jamais, esquecer que tens o DEVER de bem orientar as pessoas que são tuas fãs.
Queres uma mentira dita por ti e por muita gente?
“Porque o governo brasileiro está gastando bilhões de reais para fazer esses estádios de futebol”.
És uma pessoa inteligente, que conseguiu sucesso pelos próprios méritos. Logo, deverias usar essa tua inteligência não para divulgar mentiras como essas, mas para ajudar a esclarecer que o governo não gastou com estádios.mar
Pelo jeito parece que foste influenciado pela grande mídia, interessada que é e por motivos político-econômicos, em acabar com um projeto que é um sucesso reconhecido no mundo inteiro. Ou vais me dizer que não viste o que disse o presidente do Banco Mundial. Ou o que dizem renomados economistas?
Procura te informar no lugar certo e verás a diferença entre financiamento e despesa. Ainda temos tempo de vida para aprender essas coisas.
Outra coisa, meu querido cantor: dizer que “Nos hospitais públicos, as pessoas estão sendo jogadas no chão” é cometer uma generalização do pior tipo, o tipo de quem nunca pisou em um hospital público e se aproveita – mais uma vez influenciado pela mídia – para retratar um país tendo um ou outro caso relatado.
Generalização não é artifício de gente inteligente, sabias?
Queres ver como o pecado da generalização pega gente “boba” como tu? Olha só o que dizes: “Nós somos o pais que mais paga imposto no mundo”.
Queres que eu coloque os dados aqui para mostrar que, das duas uma: ou estás de má-fé, o que não acredito, ou muito, mas muito mal informado, pois até minha filha de oito anos já aprendeu que isso é uma mentira deslavada.
Outra coisa, querido, é dizer que talvez esse imposto seja mal aplicado. Mas olha que interessante: o país funciona! Somos a 6ª maior economia do mundo, temos a menor taxa de desemprego, fomos o terceiro em crescimento em 2013, à frente dos EUA inclusive… Vai vendo… Vai vendo…
Os serviços públicos são ruins? Na década que sequer tinhas noção de nada – a de 50 que citas como a melhor – o que tinha de melhor em relação a hoje? Que tal contribuir em vez de destruir? Vamos lá, diga aos brasileiros o que tinha de melhor na década de 50 e eu serei o primeiro a defender a volta aos velhos e bons tempos.
Temos corrupção “semanalmente, diariamente”? Querido: desliga a TV e para de ler jornal. São mais de 50.000 políticos eleitos que representam o povo em todo esse Brasil. Não poderias jamais generalizar, pois estás atingindo muita gente que é honesta e que trabalha em prol do povo. Inclusive os servidores públicos, milhões, que acreditam e trabalham por um Brasil para todos e não apenas para aqueles com os quais tens te informado.
Não somos o supra-sumo das nações? Não! Claro que não!
Mas deverias saber disso também: começamos a realmente fazer do Brasil uma nação há pouco tempo. Muito pouco mesmo. Diria que somente na década de 90 começamos os trabalhos de melhorar nossa vida. E foi justamente quando a Constituição começou a brotar seus efeitos, sendo o principal deles a consciência da cidadania.
Mas veja que interessante (repito a expressão): consciência da cidadania é algo que só adquirimos quando não temos fome; quando não temos desemprego; quando não temos uma vida dedicada apenas à sobrevivência.
Mas essas coisas não fazem parte do teu cotidiano, né? Por isso criticas o Bolsa Família. Mas como teu fã, como cantor, te perdoo. Afinal, deves sempre estar mais preocupado com as tuas coisas e tuas apresentações e gravações do que com quem morre de fome, de sede, sem teto, ser terra, sem esperança para dar aos filhos… Fica tranquilo, te entendo.
Só não entendo essa tua falta de vontade de ajudar ou, em outras palavras, tua vontade de apenas criticar e generalizar, incorrendo nos mais básicos erros de afirmar mentiras por todos sabidas como tal.
Para finalizar, só te pediria uma coisa: te informa melhor sobre o Brasil. Saia um pouco dos palcos e da mídia que te sustenta e passe a dar entrevistas apontando soluções para os problemas que temos. E os temos de sobra, bem sabemos.
Um abraço de quem te curte há mais de 40 anos…
PS: continua só cantando, tá bom?
https://www.escosteguy.net/carta-aberta-ao-ney-matogrosso/O ChatoQuerido Ney, Depois que passamos dos setenta anos, resta-nos pouco tempo de vida. Ao menos de vida útil. Aproveite, então, para seguir cantando. E nada mais. Claro que tens todo o direito de se manifestar sobre o Brasil. E deves! O que não podes, até pela tua posição no cenário nacional, é sair...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Separar o joio do trigo é pra quem tem sabedoria e é bom que o brasileiro aprenda logo, assim poderá banir de vez esses políticos corruptos e doentes do poder. Doentes em todos os sentidos, pois não conseguem perceber a realidade das populações mais humildes, carentes de recursos primários como EDUCAÇÃO – MORADIA – SAÚDE – SEGURANÇA – ALIMENTAÇÃO – TRANSPORTE. Se isso é modelo de governar, então melhor seria não ter governo. Os nossos políticos e seus defensores parecem não conhecer a história da REVOLUÇÃO FRANCESA, entre outras. Fala-se muito em petróleo e nada sobre NIÓBIO; o que é feito mesmo desse mineral? É ético e moral, gratificar jogadores que foram campeões do mundo e que já ganharam mais que o suficiente pelos seus feitos, em detrimento dos trabalhadores que ralaram 35 anos ou mais e que estes sim, derramaram suor e lágrimas para fazer o país crescer e desenvolver-se? Diferente dos trabalhadores comuns que se aposentam com uma miséria e ainda são GARFADOS nos seus direitos constitucionais, esses jogadores além de ganharem CEM MIL reais de premio, ainda tiveram “direito” a um salário mensal de mais de QUATRO MIL REAIS. Seria cômico se não fosse trágico! Quando se admira alguém não se fala mal dela, isso é falsidade. A realidade são fatos vistos, confirmados, portanto jamais podem ser confundidos com BABOSEIRAS. Qual a origem dos patrimônios adquiridos pela maioria dos políticos? Dá pra explicar, demonstrar, com verdade e coerência? Inversão de valores está virando moda, nenhuma nação consegue sobreviver a isso. Ética – moral – honra -honestidade – respeito – solidariedade – compromisso são regras básicas para uma convivência de PAZ, HARMONIA e PROGRESSO. “fazer a outrem o que gostaria que este nos fizesse”, ” amar o próximo como a si mesmo”, palavras de JESUS. E não esquecer que TUDO QUE FAZEMOS DE BOM OU DE MAL retorna pra nós mesmos. A LEI de CAUSA e AFEITO é inexorável. Pensem nisso!
Exatamente…a LEI DO UNIVERSO É IMPLACÁVEL …o PT está acabando com a vida de milhares de brasileiros (humanos), de animais…está acabando com a natureza, com TUDO!!!…espero que o Universo comece à agir logo.
Fico realmente impressionada como algumas mentes trabalham. Questionar o moral de alguém como Ney Matogrosso, alguém que não é um irresponsável, um mercenário, um aventureiro, e sim um homem inteligente que sabe da realidade de seu país. Que não se VENDE aos aproveitadores da Nação. Embotados mentais tem a coragem de desmentir suas denúncias, quando ele, (Ney), e não só ele, mas TODO O POVO BRASILEIRO, pode provar cada palavra dita por ele. Vivemos uma tragédia!!! … e ele nem falou tudo e nem falou muito. A sujeira, a injustiça, a imoralidade, a corrupção, a violência, é muito maior do que tudo que ele falou. E outra… como pode alguém que nem mora no Brasil questionar as palavras de um Brasileiro sobre seu próprio país? Fico pensando quanto estas pessoas estão GANHANDO DO PT PARA DEFENDÊ-LOS , pois vejo aqui muito advogados ferrenhos, dispostos à convencer (como se fosse possível ), brasileiros e até estrangeiros inteligentes que as coisas que o Ney falou são contos da carochinha. Muita gente julgando em CAUSA PRÓPRIA, apenas interessados em seus próprios interesses. Mas graças à Deus, os idiotas são a minoria, e o mundo é muito grande e muito capacitado em enxergar as VERDADES e as mentiras que circulam por ai. Uma coisa tenham certeza, o Ney Matogrosso é um orgulho, pois ele não tem que abaixar a cabeça, ele não tem que prestar contas à ninguém à não ser à sí mesmo, lutou à maneira dele, do jeito que pôde, usando sua imagem e fama, pelo seu país, expondo a verdadeira CARA DO BRASIL, e as miséria e imoralidades que o atual governo está fazendo contra ele. Em um desabafo de quem não suporta mais os rumos que este nosso amado país está tomando, dominado por um governo corrupto, sem escrúpulos. E cada palavra que ele disse, volto à dizer ele pode provar!!!
Luis Afonso Alencastre
Queres uma mentira dita por ti e por muita gente?
“Porque o governo brasileiro está gastando bilhões de reais para fazer esses estádios de futebol”.
– Então meu caro Alencastre, quer me dizer que todos esses estádios criados em tão pouco tempo não há investimento do Governo Brasileiro ?! Certo, sou de Salvador-Ba, tenho 22 anos e desde muito antes sempre ouvir de um metrô aqui em Salvador no qual o projeto só começou a sair do papel agora e ainda assim não está 100% uma vez que depois de tantos anos com suas vias construídas toda a estrutura deteriorou com o tempo precisando fazer uns ajustes básicos. Costumo dizer que o “pilar” de uma nação são 3 .
1º Educação
2º Saúde
3º Segurança
–
1º Educação:. Então vamos lá, sou da década de 90 alcancei muitas poucas coisas, minha mãe costumava me dizer que em sua época, mais precisamente na década de 40 para 50 os alunos eram avaliados a cada trimestre da seguinte forma. Era aplicada uma avaliação e digamos que 80% da turma teve um rendimento abaixo do esperado, uma nova avaliação era aplicada e não mais com este professor em sala e assim dependendo do rendimento do aluno a professora era dispensada da turma e lhe digo meu caro Alencastre, isso ocorria em Escola da Rede Publica de Ensino que nesta época Escola de Rede Pública era onde todos os pais queriam matricular seus filhos. Então é normal todo ano haver greve de professores por melhoria de salários, melhorias da estrutura nas redes de Ensino dentre outras coisas que se eu for citar aqui…
Pra onde está indo a verba que seria predestinada a Educação, você que se diz tão entendedor ?
2- Saúde: Em um trecho do seu texto, você diz “…o pior tipo, o tipo de quem nunca pisou em um hospital público e se aproveita…” Será que você usa o Sistema Único de Saúde (SUS) ? Acredito que não meu caro. Acho que você também deveria fazer umas visitinhas aos hospitais públicos de sua região e ver a realidade, é muita injustiça nesse lugar, você vê crianças, idosos, gestantes, etc… todos jogados pelo corredor dos hospitais sem um pingo de cuidado.
Pra onde está indo a verba que seria predestinada a saúde, você que se diz tão entendedor ?
3º Segurança, esse eu nem preciso comentar né ?! Mais vou lhe perguntar
Pra onde está indo a verba que seria predestinada a Segurança, você que se diz tão entendedor ?
Então venho lhe dizer o seguinte, Ney Matogrosso ele pode ter errado por um motivo, ele é uma pessoa pública e isso pode acarretar em alguns prejuízos pra ele, mas enquanto a sua visão política ?! Ele está certíssimo.
Ah, quase ia me esquecendo do Bolsa Família. Então acha correto um projeto que foi de Fernando Henrique Cardoso FHC, no qual Luiz Inácio Lula da Silva – Lula, apenas deu continuidade e hoje leva a fama correto ? Meu querido, meu pai sempre me disse, lhe dou a “vara” mas não lhe ensino a pescar, esse Bolsa Família no qual está mais para um Bolsa Esmola é uma pouca vergonha um valor simbólico de R$70,00 dá para comprar o quê ? Me responda!
E você ainda se diz fã de Ney e vai perdoa-lo por isso, santa misericórdia. Você Alencastre deveria seguir seus próprios conselhos passados em carta para Ney Matogrosso viva a realidade e saia desse mundo de fantasia e como dizia Cazuza -” A burguesia fedi a burguesia quer ficar rica, pobre de mim que sou burguês, mas também existe o bom burguês”
E assim venho me despedir e apenas deixar a minha opinião para você, ah o problema não é o a roubalheira o problema é que o PT não tem vergonha de roubar descaradamente e escancaradamente e assim foder com meu tão honrado Brasil Brasileiro, terra de samba… Enquanto a sua filha… E como disse a garota a cima em uma postagem – Beatriz Arantes – “Pobre criança que já está sendo doutrinada a acreditar na politica comunista corrupta deste país…” Queria poder dizer mais, mas sei que vai entrar por um ouvido e vai sair por outro.
Uma boa noite para você !
Att,
Eduardo Esquivel.
Meu caro Eduardo Ezequiel,
Não tenho por hábito participar das “pendengas” feitas em comentários. Menos ainda quando é no meu blog ou em post publicado em portais ou em outros blogs. Mas no teu caso, vou fazer algumas colocações (até porque são coincidentes com algumas outras feitas):
1. de onde tirar, no meu texto, que eu me assumo “tão entendedor”, como repetes diversas vezes (“ocê que se diz tão entendedor ?”)?
2. “Será que você usa o Sistema Único de Saúde (SUS) ? Acredito que não meu caro”. Sim, meu caro. Aqui em casa usamos o SUS e até damos preferência a ele. Minha esposa já foi salva de morrer pelo atendimento que teve no SUS. E mais, sou usuário de plano público de saúde, pois sou servidor público e conheço bem a estrutura da saúde no Brasil. Não é perfeita e sequer é uma maravilha de país escandinavo, mas, goste ou não, é considerado mundialmente um exemplo de saúde universal.
E eis a questão principal: uma coisa é admitirmos que o sistema precisa ser melhorado; outra, sair por aí generalizando apenas com base em ralas reportagens feitas por uma mídia politizada e parcial contra o governo por interesses que todos sabemos quais são. E nisso o Ney, a meu ver, pecou e pareces que pecas da mesma forma: em sair por aí, MOVIDO APENAS POR QUESTÕES POLÍTICO PARTIDÁRIAS (vulgo ódio ao PT inculcado pela mídia) falando mal do Brasil ou, como dizes, do teu “tão honrado Brasil Brasileiro”.
És jovem e ainda tens a oportunidade de fazer análises por tua conta e com base em estudos que ultrapassem a mera informação jornalistica. O que temos a fazer é apresentar alternativas para solucionar os problemas e não apenas dar entrevistas “malhando”. Pensa bem e te dedica a isso.
3. Veja os dados oficiais do governo (e não me venha, por favor, com a conversa fácil de que o governo mente até nas informações oficiais). Veja o quanto tem sido investido em saúde e educação. Estão aí para todo mundo ver. Mais de dez vezes que o custo total da copa. Por mais que digam que o governo gastou com a Copa, investiu muito, mas muito mais em saúde e educação. Olha os dados, por favor e pensa por ti mesmo.
Mas o pior de tudo, e isso posso atribuir a tua juventude, é que ignoras solenemente – assim como grande parte das pessoas – que o SUS e a saúde no Brasil é RESPONSABILIDADE DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS, meu caro. Talvez não tenhas dedicado tempo para estudar como funciona e qual é a estrutura do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Se tivesses investido na tua formação intelectual, verias que ao governo federal (União) cabe o papel de repassar os recursos e de gerir o sistema. Se algum hospital tem gente no chão, É DO PREFEITO QUE DEVEMOS COBRAR.
Viste como é fácil sair por aí falando do que não se sabe apenas com motivação político eleitoreira? E aqui um detalhe: como disse na carta, conheço e acompanho a trajetória do Ney desde 1973 e nunca, repito, nunca ele se manifestou politicamente. Pergunto: por que logo agora? E por que justamente depois que passou a ter a “ajudinha” da Natura, do candidato e vice da Marina, oposição ao PT? E que agora, a Marina, anda rondando o Eduardo Campos? Pensa, meu caro, és jovem ainda.
4. E educação vai mal? Concordo plenamente. Também sou do tempo da tua mãe e aprendia de forma diferente – e quiçá mais e melhor. Mas isso só significa uma coisa (diferente do que dizem por aí): a questão da qualidade da educação é muito mais antiga do que os governos do PT. Logo, colocar toda a culpa apenas no PT é de uma, desculpa, canalhice muito grande.
Mesmo porque, e aqui temos o outro lado da questão – e isso é um fato incontestável, por mais que a mídia queira enganar o povo – nunca tivemos tantos estudantes nesse país quanto agora e nunca tivemos tanto investimento quanto agora. Veja os dados dos programas federais de educação. Vou mais além, veja os dados dos programas estaduais de educação (diversos governos estaduais, a par dos programas federais, possuem os seus).
Aprenda, meu jovem, contra fatos não há argumentos, somente bravatas, que é o que o Ney fez e grande parte dos comentaristas do post também.
5. Agora, talvez a resposta mais importante aos teus questionamentos. Perguntas “esse Bolsa Família no qual está mais para um Bolsa Esmola é uma pouca vergonha um valor simbólico de R$70,00 dá para comprar o quê ? Me responda!”
Respondo: algo que talvez a tua juventude não tenha te dado tempo para compreender o que seja: DIGNIDADE!
E sabes de onde vem a dignidade? Vem de poder dar aos filhos um prato de feijão com arroz todos os dias. Sim, pois com esse dinheiro é possível comprar feijão com arroz todos os dias de um mês. É a dignidade de não precisar ver seus filhos chorando de fome e não poder fazer nada. Até mesmo a dignidade de não vê-los mais morrer de fome.
É também a dignidade de vê-los estudar, mesmo que nesse ensino péssimo como dizes e dizem. Pois saiba, meu caro, que no tempo da tua mãe, apesar de o ensino ser de qualidade melhor, ELE NÃO ERA UNIVERSAL. Hoje não, para ganhar o Bolsa Família as mães devem comprovar a frequência escolar.
Ou não sabias disso? Pensa, meu caro, ainda és jovem e tens tempo para fugir das falsetas politiqueiras que neys e a mídia propagam por aí.
E sabes o que significa comer? Sabes né? Mas talvez não saibas o que seja passar fome e que resultados isso produz no cérebro das crianças. Posso te afirmar que são terríveis. O cérebro de uma criança desnutrida não se desenvolve completamente. E não sou eu a dizer isso, é a medicina. Logo, criança que não come não consegue estudar; quem não consegue estudar não consegue trabalhar. Quem não consegue trabalhar não consegue alimentar os filho… E por aí vai…
Viste o ciclo vicioso que estamos rompendo? Percebes realmente a importância de um programa como esse? Ou estás apenas querendo fazer bravatas politiqueiras?
Pensa bem, meu caro, ainda és jovem e tens tempo para aprender a pensar por ti mesmo e parar de pensar pelos outros.
6. Segurança? Só um conselho: para de ver televisão. Já paraste para pensar que os telejornais, radiojornais e jornais só divulgam violência e crimes? E pelo jeito eles conseguiram atingir seus objetivos: fazer com que as pessoas pensem que não existe segurança.
Repito: desliga a TV e vais ver que a criminalidade que existe hoje é a mesma de 50 anos. Cresce na medida direta do crescimento da população. É uma falacia dizer que não temos segurança. Agora, se fores atentar para as notícias do JN que só mostra o que acontece nas favelas do Rio de Janeiro, aí sim vais pensar que somos um país sem segurança.
7. Por fim, um último apelo a tua capacidade de pensar por ti mesmo. Usar uma colocação – como a que a tal da Beatriz fez – sem ao menos ponderar no conteúdo do que ela falou? Veja meu caro: comunismo? E veja que repetes uma frase (e quem repete é porque assume como sua) totalmente desprovida de fundamentação.
Não coloquei e não vou colocar dados do que referi, pois está tudo por aí, à disposição de quem não tenha preguiça de pensar por si…
Um abraço, meu caro. E aproveita a tua juventude para aprender a separar o joio do trigo.
Olha ao teu redor! Olha para a forma como o PT governa! Olha para quem mais cresce nesse país “comunista”. Aliás, só por curiosidade, sabes bem o que seja o comunismo, para saíres por aí repetindo isso?
Sabes o que significa anacronismo? (ok, podes olhar no Google). Pois é, pessoas anacrônicas como essa Beatriz e muitas outras que saem por aí a repetir baboseiras desse nível é que fazem mal ao Brasil.
http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/estadios-Copa-governo-populacao-brasileira_0_940705956.html
Este Luiz Afonso não deve morar no Brasil, dizer que é generalização o fato de que pessoas são deixadas ao chão nos hospitais???? Ele nunca deve ter entrado em um Getúlio Vargas lá na Penha. Aqui em São Paulo, o Hospital das Clinicas que é referência na América latina, esta passando pelo mesmo descaso. Minha sogra ficou em um corredor lotado com colchões pelo chão, ela ficou em uma maca pois a enfermeira se sensibilizou com ela, um senhora de 81 anos. Ele pode até não concordar com o Ney e também não enxergar o que esta em volta, mas pelo menos ele poderia usar argumentos baseados em fatos, fatos que a maioria da população vive e não imagina. A impressão que dá e que ele vive no pais das maravilhas. Se este texto tinha a intenção de defender o atual governo, me desculpe mas o tiro saiu pela culatra. Este texto mostra bem o modo de pensar dos defensores do governo. Só falta repetir a frase predileta que o Lula e Dilma adoram.”Eu não sabia”
Nem vale à pena discutir com gente assim. Quem defende o governo simplesmente está julgando em causa própria. Vê-se que é uma pessoa totalmente sem senso, alienada, totalmente fora da realidade, é tanta idiotice junta que é até uma vergonha expor tanta falta de informação.
nossa como tem gente alienada….. só falta esses defensores do Pt falar que o país cresceu.. que tá tudo uma maravilha
que tipo reportagens que mostram gente colocada no chão de hospital é montagem…. é coisa da globo
que a globo tá postando vídeo na internet
a globo pode ter todos os seus defeitos, não assisto ela a mais de 4 anos.. mas dizer que vídeos autônomos de pessoas indignadas que aparecem na internet não retraram a realidade do país….
fala sério…
vou narrar um fato aqui que presenciei em um dos meus empregos.. principalmente sobre o bolsa familia… o que eu chamaria de “boca de urna formalizada”
eu trabalhava em um orgão de um estado no nordeste que tratava de politicas publicas de trabalho e renda….
Trabalhava no setor de TI.. dava suporte a 12 postos do SINE… pra quem não sabe – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO .. sendo que esses postos de atendimento segundo o convenio com o estado estariam agregados as secretaria municipais de assistência social.
como eu também era responsável pelos relatórios de cada posto periodicamente fazia viagens para coleta de informações, suporte .. etc
era lamentável o que se via .. na área do trabalho .. 2 atendentes… 1 computador.. os empregados sempre insatisfeitos pedindo recurso pra executar suas tarefas…
na área do “assistencialismo” 10… eu disse.. 10 computadores… com atendentes uniformizados computadores de ultima geração… filas enormes.. e o que é pior e o mais grotesco.. o secretario municipal passeando pelas filas fazendo política… apertando a mão do povo e dando aquele toque sutil como se dissesse…. “olha fiz minha parte,agora…..”
a tristeza maior é saber que uma pequena parte dessa demanda ou das pessoas que são colaboradores das “políticas publicas de trabalho” são pessoas preocupadas com o futuro .. mas são engolidas por um outro programa que visa somente enganar o povo… pois se com um salário mínimo já não se consegue nada… imagine com o valor de um bolsa família
Não digo que o bolsa família é um programa em sua totalidade “maligno” eu só acho que ele não funciona em um pais com uma cultura prejudicada como o Brasil.. onde tudo é oportuno, infelizmente o brasileiro não pensa em crescer no coletivo.. o brasileiro é oportunista ao extremo..
e o pior… se vende muito fácil… se aliena a ideias facilmente.. tipo não pensa a longo prazo.
muitas pessoas podem ter crescido com o programa bolsa família? sim podem?
mas pensem em um seguinte…..
um pais onde a educação é problemática, os “profissionais” desta área onde eu diria que não são mais como os “educadores” que tínhamos antigamente..
a sociedade que se origina de um sistema com uma série de falhas… sabe crescer com um programa como o bolsa família? ..
ela sabe exatamente o que fazer com esse recurso? ….
li uma reportagem que o japão quer copiar o bolsa família… não sei se é verdade..
um programa como esse lá devo ter mais resultados positivos em um ano do que o Brasil em 10.. simplesmente pela diferença na cultura, no comportamento da sociedade perante um programa de tal natureza.
O maior problema do Brasil é sua cultura.. que anda de modo desgovernado, que não caminha em uma única direção, que não tem limites e que a cada dia que passa parece estar mais fora de controle.
só isso…..
Sr. Zeca.
E por falar em Zeca, pergunte ao do Pagodinho se ele concorda com você? O que você faz para melhorar a situação dos enormemente pobres que o Ney Matogrosso disse. Quando você fez uso do serviço público de saúde? Quando frequentou escolas públicas. Eu frequentei,e, como o Ney disse, a escola pública era a melhor rede de ensino do País. Pergunte ao Ivo Pitanguy, ao Paulo Freire Filho,quer que cito mais ou você não conhece nenhum bom profissional que tenha frequentado a escola pública. Eu tenho uma lista enorme, se precisar…
Ney, você me representa! Não enxerguei em que ponto ele se equivocou. Acho até que mencionou pouco frente a baderna que se instalou nesse país. Demagogicamente cita-se os grandes feitos do governo populista e ditatorial que comanda essa nação, feitos estes que, ou por incompetência ou por simples apego a corrupção não são bem elaborados ou mau fiscalizados. Todo povo tem a realidade que merece. Demagogos colhem demagogia! E vamos vivendo nesta realidade paralela.
Estão todos chateados só porque alguém resolveu falar a verdade. Expor a falácia desse governo e desse país. Concordo com tudo que ele falou, e por sinal, falou pouco. Estamos em um país onde não temos o básico para viver. Educação péssima e saúde um lixo, diante de tanto imposto pago. Um país que depende de capital especulativo para sobreviver, para isso tem que manter altos juros no intuito de atraí os mesmos. Mas não se preocupem, já temos o PÃO , que é o Bolsa Família, que deveria ser um recurso emergencial para acabar com a miséria, e já dura mais de 8 anos sem um trabalho de profissionalização e melhoria da educação, e sendo usado hoje para se ganhar eleição , agora chegou o CIRCO, a copa vai começar, que se rufem os tambores , na grande arena chamada BRASIL.
Acredito que a critica ao bolsa familia vem de pessoas que não convivem ou nem sequer conhecem alguém , que até então, não sabia o que era ter comida na mesa todos os dias, em todas as refeições! Outro dia ouvi uma pessoa dizer q a culpa dos congestinamentos é do PT, porque hoje qualquer
“pobre” tem carro!
Sim, hoje você entra na casa de um “pobre” e ele tem carro, Tv de Led, computador e filhos na faculdade!
Sinceramente: morro de orgulho do país que vivo hoje! Sei que poderia e deveria ser melhor, mas só de hoje podermos ver essa manifestação de pessoas que como nós não se calaram diante de tanta asneira ja me dou por feliz!
Por favor, só comentem positivamente sobre o (des)governo brasileiro. Só criticas positivas e construtivas. Ney, pode até ter falado demais, mas, não mentiu.
Ah, e só mais uma coisa:
Sim, nos hospitas publicos as pessoas estão no chão – EU estive em alguns deles com meu pai, recentemente e vi com meus proprios olhos!
A enfermeira escreveu os sinais vitais do paciente em um papel de banheiro e me entregou!
E na troca de turnos, não havia medidor de pressão, pois os enfermeiros levavam seus próprios instrumentos para casa pois o hospital NÃO TINHA! Um SIMPLES ESFIGMOMANÔMETRO!!!
E eu te pergunto, Luis Afonso Alencastre, você já levou sua filhinha de 8 anos a um hospital público???
Passo a passo?
“Porque o governo brasileiro está gastando bilhões de reais para fazer esses estádios de futebol”.
divulgar mentiras ? o governo não gastou com estádios?
sucesso reconhecido no mundo inteiro?”
Então você quer dizer que o empréstimo realizado para construir os estádios vai ser pago como? Com o dinheiro que vem de onde??????
“Nós somos o pais que mais paga imposto no mundo”.
“pois até minha filha de oito anos já aprendeu que isso é uma mentira deslavada.”
Pobre criança que já está sendo doutrinada a acreditar na politica comunista corrupta deste país…
Pode não ser o maior imposto do mundo, mas é o que menos retorna à população!
“o país funciona!”
Sério????
” Vamos lá, diga aos brasileiros o que tinha de melhor na década de 50 e eu serei o primeiro a defender a volta aos velhos e bons tempos.”
Maior ética no governo? Menos roubalheira? Menos cara de pau deslavada??? Isso serve?
“Temos corrupção “semanalmente, diariamente”? Querido: desliga a TV e para de ler jornal. (claro, vamos ser alienados e acreditar apenas nas cartilhas petistas…)_ São mais de 50.000 políticos eleitos que representam o povo em todo esse Brasil. Não poderias jamais generalizar, pois estás atingindo muita gente que é honesta e que trabalha em prol do povo”
Desculpe, mas os “poucos” que roubam, roubam valores que construiriam MUITO para o povo brasileiro!!!
Sinceramente, já parou pra pensar no DESFAVOR que esse tipo de cartinha faz para o seu país? Ou a lavagem mental pela qual você passou não te permite ver a realidade?
“Ao Sr. Luiz Afonso Alencastre Escosteguy
Querido Luiz,
Não importa a idade de ninguém e sim sua consciência, ações e reações. Mesmo você ou o Ney com 70 anos podem ter cérebro de barata.
Claro que o Ney e o senhor Luiz Afonso tens todo o direito de se manifestar sobre o Brasil. E deves!
O que não podes, até pelas tuas posições no cenário nacional, é sair por aí dizendo bobagens! Podes não acreditar, mas há uma grande quantidade de pessoas que saem repetindo as coisas que dissestes em Portugal (Ney) e as coisas que dissestes aqui neste site (Luiz Afonso). Assim como tens o direito de manifestação, NÃO DEVERIAS, jamais (Ney), esquecer que tens o DEVER de bem orientar as pessoas que são tuas fãs(e sei que fazes isso e entendo que tenha livre arbitrio e faça jus a liberdade de expressão)., bem como, o Sr. Luiz Afonso, NÃO DEVERIAS, jamais esquecer que tens o DEVER de bem orientar as pessoas que lêem suas mensagens do seu site Folha Social (que eu Ricardo Garcia não pretendo NUNCA MAIS ler).
Queres uma mentira dita por ti e por muita gente?
“Porque o governo brasileiro está gastando bilhões de reais para fazer esses estádios de futebol”.
És uma pessoa inteligente, que conseguiu sucesso pelos próprios méritos. Logo, deverias usar essa tua inteligência não para divulgar mentiras como essas, mas para ajudar a esclarecer que o governo não gastou com estádios. REALMENTE Sr. Luiz Afonso mas vamos esclarecer o seguinte: Não há dinheiro público sendo usado para organizar a parte competitiva do evento”, afirmou Valcke em sua coluna. “Todo o investimento do governo federal e das autoridades locais é em infraestrutura geral” CERTO? e tu achas que foi TORRADO quanto pelo Governo?
Pelo jeito parece que foste influenciado pela grande mídia, interessada que é e por motivos político-econômicos, em acabar com um projeto que é um sucesso reconhecido no mundo inteiro. Ou vais me dizer que não viste o que disse o presidente do Banco Mundial. Ou o que dizem renomados economistas? O SENHOR LUIZ VIVE EM QUAL PLANETA?
Procura te informar no lugar certo e verás a diferença entre financiamento e despesa. Ainda temos tempo de vida para aprender essas coisas. ESPERO QUE TENHAM MESMO mas não estude Sr. Luiz somente para conhecer sobre ‘diferença entre financiamento e despesa. Estude também sobre as Estradas, Ferrovias, Portos e Aeroportos PÉSSIMOS que temos além de Hospitais, prontos socorros HORRÍVEIS e Segurança Pública INEXISTENTE. Aqui em São Bernardo do Campo cidade que resido nem Pediatra tem para as crianças nos Postos de atendimento. Aqui em São Bernardo (cidade que reside o Ex-Presidente LULA) temos pouquíssimo efetivo da Policia Militar nas ruas. Temos bairros que pessoas são assassinadas semanalmente. Temos 400 câmeras sendo instaladas (ao custo de MILHÕES) que não são integradas com a Polícia Militar.
Dizer que “Nos hospitais públicos, as pessoas estão sendo jogadas no chão” é cometer uma generalização do pior tipo, o tipo de quem nunca pisou em um hospital público e se aproveita – mais uma vez influenciado pela mídia – para retratar um país tendo um ou outro caso relatado. DESAFIO O SR. LUIZ à pesquisarmos juntos na Internet matérias de canais reconhecidos nacionalmente ou canais regionais sobre a situação REAL da Saúde Pública. Vamos visitar Postos de Atendimento, UBS, UPAS.., vamos?
Sr. Luiz “Generalização não é artifício de gente inteligente” talvez não seja o melhor termo. A Generalização é complicada de utilizar ainda mais falando de um país continental como o nosso. Mas é notória e muito bem aplicada a generalização quando falamos de: REPETINDO: Estradas, Ferrovias, Portos e Aeroportos PÉSSIMOS que temos além de Hospitais, prontos socorros HORRÍVEIS e Segurança Pública INEXISTENTE. Aqui em São Bernardo do Campo cidade que resido nem Pediatra tem para as crianças nos Postos de atendimento. Aqui em São Bernardo (cidade que reside o Ex-Presidente LULA) temos pouquíssimo efetivo da Policia Militar nas ruas. Temos bairros que pessoas são assassinadas semanalmente. Temos 400 câmeras sendo instaladas (ao custo de MILHÕES) que não são integradas com a Polícia Militar.
Sr. Luiz, queres ver como o pecado da generalização pega gente “boba” como tu? Olha só o que dizes: “Nós somos o pais que mais paga imposto no mundo”. SOMOS MESMO UM DOS PAÍSES COM A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO PLANETA E UM DOS PAÍSES QUE INVESTEM DE FORMA MAIS INCORRETA ESSES IMPOSTOS. A não ser que o senhor resida em Marte ou na Lua e não estamos falando do planeta terra e do Brasil.
Sr. Luiz, queres que eu coloque os dados aqui para mostrar que, das duas uma: ou estás de má-fé, o que não acredito, ou muito, mas muito mal informado, pois até minha filha de oito anos já aprendeu que isso é uma mentira deslavada. REPITO: O senhor e sua filha residem em Marte ou na Lua e não estamos falando do planeta terra e do Brasil?
Somos a 6ª maior economia do mundo, temos a menor taxa de desemprego, fomos o terceiro em crescimento em 2013, à frente dos EUA inclusive… Vai vendo… Vai vendo…
TEMOS A MENOR TAXA DE DESEMPREGO? e os que recebem BOLSAS TUDO QUANTO É COISA DO GOVERNO estão inseridos nesse número? Se o Brasil é a 6 ou 7o economia do Mundo com TODOS ESTES PROBLEMAS e CORRUPÇÃO ENDEMICA imagine saneando tudo isso? seriamos tranquilamente a 4 ou 5 Economia do planeta.
Sr. Luiz os serviços públicos são ruins? NÃO…OS SERVIÇOS PUBLICOS EM SUA MAIORIA SÃO PÉSSIMOS. NÃO QUEREMOS SABER O QUE TINHA DE MELHOR NA DÉCADA DE 50 ESTAMOS EM 2014 E À DECADAS DE ATRASO EM RELAÇÃO À PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS. ACORDA!
Temos corrupção “semanalmente, diariamente”? SIM TEMOS. OLHA O MENSALÃO, O METRO E TODAS AS MARACUTAIAS DESTES PARTIDOS POLITICOS QUE AI ESTÃO (incluo TODOS NA CORRUPÇÃO)
Não somos o supra-sumo das nações? Não! Claro que não! AINDA MAIS COM ESTA POLÍTICA ANTIGA, RETROGRADA, ULTRAPASSADA, CORRUPTA.
Sr. Luiz, mas deverias saber disso também: começamos a realmente fazer do Brasil uma nação há pouco tempo. Muito pouco mesmo. Diria que somente na década de 90 começamos os trabalhos de melhorar nossa vida.
E foi justamente quando a Constituição começou a brotar seus efeitos, sendo o principal deles a consciência da cidadania.
…SIM SOMOS UM PAÍS JOVEM MESMO VEJAM:
O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. O território atual do país, até então habitado por indígenas ameríndios divididos em alguns milhares de grupos étnicos e linguísticos distintos, a partir de tal evento torna-se uma colônia do império ultramarino português. O vínculo colonial foi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem Portugal.12 Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. Sua independência, proclamada por Dom Pedro I (o primeiro imperador), se deu em 1822. Inicialmente independente como Império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o Brasil tornou-se uma república em 1889, em razão de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora a legislatura bicameral, agora chamada de congresso nacional, remonte à ratificação da primeira Constituição, em 1824.12A sua Constituição atual, formulada em 1988, define o Brasil como uma república federativa presidencialista.
Mas veja que interessante (repito a expressão): consciência da cidadania é algo que só adquirimos quando não temos fome; quando não temos desemprego; quando não temos uma vida dedicada apenas à sobrevivência. CONCORDO Sr. Luiz.
Para finalizar, Sr. Luiz Afonso Alencastre Escosteguy, só te pediria uma coisa: te informa melhor sobre o Brasil e para de ser PARTIDÁRIO e usar essa ferramenta do site FOLHA SOCIAL para falar estas bobagens. Saia um pouco desse salto alto e da mídia que te sustenta e passe a dar entrevistas apontando soluções para os problemas que temos. E os temos de sobra, bem sabemos. BEM SABEMOS MESMO Sr. LUIZ?
Um abraço de quem ACOMPANHAVA ESSE SITE.
PS: NEY continua cantando, tá bom? VOCÊ É MARAVILHOSO!
Att, Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro”
Será que ele recebeu ordens da Globo para fazer aquelas declarações de gente mal informada em troca de uma pontinha na novela global?
Bravo, Escosteguy! Esses senhores estão muito irritados com as benesses de outrora, quando deitavam e rolavam com verbas públicas para seus eventos. Hoje, vergonhosamente, alguns excelentes, e nem tanto, cantores, músicos, poetas, escritores, compositores mostram-se alienados políticos.
Acorda Povo Brasileiro empréstimo e financiamento é dívida será que agora vão vender a Mata Atlântica alugar as praias ou o que fora PT fora Dilma chega de um Brasil miserável de fome frio falta saneamento básico escolas vamos lutar por um país mais justo to com tigo meu caro Ney!!!
O povo tá cego q galera sem noção!!!O Ney tá certo ainda falou pouco!!!!
Se voce ta contra o Ney voce ta contra o pais… voce ta defendendo quem a burrice?
No minimo o blogueiro é petista, deve ter cargo do PT, me mostra esse país que tu falas.
Impressiona o descaramento da “resposta” e mais ainda os comentários aqui postados. O país necessitado de saúde, educação, segurança e transportr publico e os Partidários declarando apoio à irresponsabilidade do LulloPetismo! Criticam a imprecisão na fala do Ney como se tivesse mentido e não questionam as mentiras repetidas pelo Barba? Se submetem a condução da politica imposta por Collor, Malluf, Renam e Sarney por conveniência do seu lider e apoiam os gastos absurdos com a Copa! Chega! Ja bastam os 13 anos de abundância jogados pelo delírio PTista. FORA! Vocês nunca mais!
Sabe o que mais me deixa chateada, de verdade? É a lavagem cerebral petista. Por um país melhor, o correto não seria: se erramos, reconhecemos e melhoramos? Gente, a política é para todos. Essa discussão idiota parece briga de torcida organizada e ignorante. Se criticamos pontos do PT, não é porque ele é péssimo. Mas porque existem pontos a serem melhorados como em qualquer outro partido. Onde foi que começou esse fanatismo partidário? O Brasil é de todos nós, oras! Se não está bom, os petistas podem apontar os “erros”, e solicitar ao partido que melhore isso e aquilo. Isso é exercer a Democracia de fato, e não acatar tudo que fazem ou dizem, em prol de uma sigla. Infelizmente, muito do que já foi essência do PT não existe mais, porque para estar no poder, há negociações. E isso sim é um câncer. A corrupção em geral nasce dessas “negociatas”. Enquanto houver defensores cegos de partidos, e opositores cegos, não vamos sair do lugar! Hj quem está no governo é o PT, manhã não sabemos. E nós temos a OBRIGAÇÃO de questionar, criticar e apontar os erros sim! Democracia é diferente de Ditadura. O país é nosso e está sim, cheio de urgências. Infelizmente tornaram a Copa como prioridade e a lição de casa deixou de ser feita. Vejam, o Bolsa Família tem sim seus pontos positivos. Mas há muitos “buracos” que dão margem ao mau uso do programa. Todos nós temos que denunciar os problemas, de modo que o governo possa ajusta-los. Infelizmente, as coisas como estão caminhando, dão margem a interpretações eleitoreiras. Estão acabando com nosso país sim. E não é só o PT. O Collor , a família Sarney, A família Magalhães, etc.. Enquanto brigamos por “detalhes”, os corruptos nos assaltam mais e mais! Vamos acordar de uma vez e cuidar do que é nosso! A começar pelo dinheiro dos impostos.
Quem escreveu essa carta aberta só pode ser um petista roxo, pintando um Brasil cor de rosa, onde tudo funciona e todos são felizes. O fato é que os serviços públicos no Brasil são de péssima qualidade e a corrupção corre solta, como se fosse uma coisa normal e legal. O que acontece é que sempre que alguém conhecido tem a coragem bradar essas verdades incômodas, aparece uma horda de vorazes defensores de um Brasil idealizado, além de uns tantos outros ávidos por alguns minutos de fama, escrevendo, eles sim, BOBAGENS!
Caro Marcelo Lessa,
O Brasil todo está errado e este cidadão que escreveu esta carta, deve estar certo, alienado! Nem vale a pena discutir com “gente” assim, pois certamente deve fazer parte e compactuar com os absurdos que vemos diariamente nos quatro cantos do país. Faltou colocar em seu currículo acima a observação, que ele deve ser portador de deficiência física, CEGO e mental, de baixo QI para escrever tanta besteira, lamentável se prestar a isso!
O impressionante é ainda ter gente para defender esta corja que toma conta do país hoje.
O povo na rua clamando por mudanças, para ter o mínimo de retorno do governo e o governo omisso com tantos desvios, tanta impunidade para uma ideologia imbecil de poder.
Só pode ser um administrador frustrado metido a escritor, com textos medíocres, sem expressão, oportunista tentando aparecer de alguma forma, ou quem sabe, mais um querendo “mamar nas tetas do governo”, com essa mesma ideologia estúpida de esquerda que só afunda o país.
Da próxima vez, ao menos, se informe melhor sobre o que tentar expor, dados, números, levante-se da cadeira e conheça melhor seu país e a realidade em cada estado ou região. Não seja um rebelde sem causa e para defender uma, antes precisa conhecê-la a fundo.
Chega a ser repugnante ter que ler “isto”!
Pelo horário que escreveste o comentário ou és desocupado ou usas o horário e o local de trabalho para escrever coisas pessoais.
Minha cara Laura June. Porque não aproveita essa oportunidade ímpar, leia as ótimas e abalizadas opiniões contra e a favor da postura do Ney e tire suas próprias conclusões. Unanimidade, além de ser burra, nada constrói e por isso mesmo as diversidades de opiniões aqui expostas, são e serão aos normais, informativas, educativas e edificantes. Persistir na intransigência e nessa esquizofrenia catatônica, é antipático. Reaja, opine, responda, mas sem expressões rancorosas.
Rodrigo, obrigada pela sua resposta! Que alivio ver que ainda existem pessoas esclarecidas nesse pais!
Sem contar que o patrocinador dele é a Natura…
Explicando: o dono da Natura, foi o Vice da Marina na eleição passada. O Ney foi o papagaio
Quando soube do que ele tinha dito, em linhas gerais, pensei a mesma coisa: por que não continua só cantando?. Lamentável! Parece que a idade, para gente tão sensível como o Ney, Caetano, Ferreira Gular e outros só faz transforma-los em indigentes intelectuais. Triste Brasil!
Muito bem, Fabio Nogueira.
Luiz Afonso, eu o convido a passar uns meses aqui no Brasil para verificar “in loco” que o que Ney Matogrosso disse, é a pura verdade/realidade desse pais-copa.
É correto comunidades, que exitem há mais de 20 anos, serem destruídas para satisfazer os desejos da FIFA?
Venha, não só você, mas todos os que lhe defendem aqui visitar o Brasil (Acredito que você esteja em Portgual, porque se estiver morando aqui, haja paciência…)
“Ney Matogrosso não é um “careta”, um reaça. Na verdade é um ícone da liberdade sexual. As novas gerações não viram, mas o que os Secos & Molhados fizeram em 1973 foi uma verdadeira revolução simbólica. Em pouco tempo, partiram do underground para uma explosão nacional – no país inteiro, não se falava em outra coisa. O disco de estréia vendeu um milhão de cópias em alguns meses, e tocava direto em quase todas as rádios. De repente eles estavam em todos os jornais e revistas, e na televisão.
O estouro foi pelas razões certas. A música era excelente, tocada por caras como Zé Rodrix, e as letras eram poéticas, porém urgentes, irônicas e contundentes. No centro de tudo, a provocação sexy de Ney Matogrosso. Lá fora, a androginia não era novidade: no fim da década de 60, o glam rock na Inglaterra e a cultura hippie instalaram uma certa confusão de gênero. Cantores como David Bowie, Robert Plant, Roger Daltrey e mesmo Mick Jagger (foto) se pareciam frequentemente com moças bonitas.
No ambiente pós-tropicalista do Brasil, o campo estava aberto para artistas como os S&M e Raul Seixas radicalizarem na simbologia contracultureal (sexo, magia, política) sem abrir mão da cultura popular festeira e dançante. Foi assim com o uso do baião por Raul, e do vira (dança portuguesa) pela banda de Ney – a influência portuguesa vinha do principal compositor e inventor do grupo, o inspiradíssimo João Ricardo. O Brasil
veio abaixo com a novidade.
Era um tapa comportamental na cara da ditadura, que estava exatamente em seu período mais repressivo, o governo Medici. Em 1973, Dilma Roussef já havia saído da prisão política, onde ficou por quase dois anos, e onde foi torturada. Expulsa da Universidade Federal de Minas Gerais, retomou os estudos (e depois a vida política) no Rio Grande do Sul.
Dilma parece não gostar em especial de música (numa entrevista à Rolling Stone respondeu sobre seu gosto musical com um genérico “MPB e ópera”), mas não tem como ter escapado ao fenômeno Secos & Molhados. Como não escapa hoje ao macumbão da Galinha Pintadinha.
O detalhe: Secos & Molhados deixaram a esquerda tradicional bastante confusa. Os relatos de minha amiga Ana Maria Bahiana sobre sua passagem pelo semanário Opinião, em que sua primeira matéria de capa foi exatamente sobre o fenômeno da banda, são muito engraçados. Era o segundo emprego dela – o primeiro tinha sido na maluquíssima edição setentista brasileira da Rolling Stone.
Já na imprensa militante, o choque cultural entre a visão de mundo severa e pré-contracultural dos comunas barbudos e o “esplendor natural de Ney” era gigantesco. De certa forma era a continuação do choque entre a estratégia didática da “música de protesto” e a chacrinização da Tropicália, anos antes. O cérebro do editor do Opinião, Raimundo Pereira, se retorcia ao pensar em S&M: “Mas isso não é reacionário, Ana Maria? Se é gay, é pequeno burguês”. Para ele, a revolução de costumes não era revolucionária.
Neste fim de semana, Dilma e Ney se reencontraram virtualmente. Circulou nas redes sociais a entrevista dele à TV portuguesa, em que o cantor detona o governo (veja o vídeo). Obviamente os comentários petistas foram no sentido de desqualificar Ney que, por alguma espécie de mágica, teria se transformado num “reaça”. Sem maiores motivos; talvez a idade.
Ney disse mesmo algumas bobagens e simplificações – provavelmente a pior delas a idéia de que “pobres fazem filhos para ganhar a Bolsa Família”. Mas o que os petistas não conseguem enxergar é que boa parte da fala dele procede. E que, principalmente, não se trata de uma transformação “mágica” de um ícone libertário em um reaça, mas de um sintoma de uma forte onda memética antipetista, ou no mínimo antidilmista.
Que é fruto de uma insatisfação que tem que ser levada politicamente em conta, e não desqualificada. Um blog, por exemplo, chamou a fala de Ney de “Ódio à política”, ao invés de “Ódio ao PT”, ou “Ódio ao governo Dilma”. Ora, o PT não é toda a política – nem sequer é toda a esquerda. Esse é o PT, catatônico e defensivo, que se prepara para perder as eleições presidenciais.
Ney é gay, e os gays (negros, feministas, ambientalistas etc) têm todas as razões do mundo para virarem antipetistas, como sabemos. Na verdade quem fez essa “mágica” da transformação de aliados em inimigos foi o PT, com suas traições ideológicas em nome da “governabilidade”. E a aliança com os setores, esses sim os mais reacionários da sociedade, representados pelas bancadas neopentecostal e do agronegócio.
De 1973 para cá, a esquerda tradicional brasileira parece não ter evoluído muito. Do jornalista que perguntava se a estética andrógina não era pequeno-burguesa ao PT que desqualifica toda e qualquer oposição, principalmente os ataques vindos à esquerda, como “reaças”, parece que até andamos pra trás. Porque àquela época, pelo menos, Ney e os Secos & Molhados tocavam em quase todas as rádios.
A transa de Dilma e Ney continua não rolando. Os comunas velhos continuam burros. O PT, que já foi uma novidade, simplesmente “escorregou” para o lugar dos partidos comunistas estalinistas e autoritários, herdando a sua insensibilidade social. Pior. Hoje é o governo Dilma, e não os generais da ditadura, que quer tirar uma casquinha oportunista do futebol e da copa. E que covardemente só dá satisfações ao Brasil mais moralista e atrasado. Back to 73: a revolução de costumes e liberdades individuais de Ney continua sendo a minha.” (Alex Antunes)
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/alex-antunes/a–n%C3%A3o–transa-de-dilma-e-ney-205857532.html
Rafael, apesar de não concordar com tudo que colocaste, foi a melhor crítica ao texto.
Sou petista, e acho que o Ney falou abobrinhas meio que na onda de um ‘Cansei’, ainda que não intencionalmente. Mas, ao ler a Carta Aberta, confesso que tive dúvidas em publicá-la no meu perfil do facebook, justamente pelo teor que levantas e pelo problema da ausência de auto-crítica petista. Saudações!
Prezado,
Faço suas minhas palavras, estou indignada com o descaso da classe musical que poderia nos representar ao invés de seguir difundindo informações da grande mídia e tão distante da realidade. Mesmo com tantos atropelos este é um dos governos que mais aproxima a população de uma possível transformação, com todos os impasses ainda estamos sendo ouvidos e consultados. Abraços!
Seu Afonso
Não consegui chegar ao final de sua “carta aberta”, e pior, os comentários em apoio a essa carta.
Mesmo não terminando de ler, é fácil reconhecer o perfil de quem escreveu.
Bem posicionado na vida, com emprego estável e invejável, e parte da grande massa de trabalhadores onde a maioria dos nossos impostos são usados. O sustento da máquina pública.
Dizer isso ou aquilo em defesa da “grande chefe”, que é essa máquina pública, o governo federal, dá para perceber nítidamente que não conhece as entranhas de nossos Brasil e muito menos de nosso povo.
Povo que carrega nas costas essa máquina pública.
Com certeza tens plano de saúde, vai a hospitais de qualidade, frequenta bons restaurantes e seus filhos frequentam escolas particulares de qualidade.
Vá ao sertão, aos interiores do país, e as periferias das grandes cidades. Faça isso durante uma semana, e dúvido que não mudaria de idéia a respeito de sua infeliz crítica à crítica de nosso artista que teve coragem de abrir a boca representando o verdadeiro povo brasileiro.
E por favor … cale a boca!
Você não representa nosso povo.
obrigada pela sua resposta!
Eu endosso totalmente as palavras do Ney. O governo está gastando sim, com elefantes brancos.
Essa história de não falar mal do Brasil no exterior é provincialismo tacanho. Acho que discordar do Ney
é uma coisa, outra é dizer para não “falar besteira” (que idiotice e falta de respeito petista.)
Essa balela que tirou milhões da miséria ee pura manipulação das mentes mais desavisadas.
Que reação estúpida!
É incrível como ainda encontramos pessoas desinformadas, e pior do que isso mal intencionadas e que contribuem em muito para denegrir e confundir às informações expostas pela mídia ou por qualquer outro meio, pessoas que se dizem tão brasileiras e que se preocupam tanto com as mazelas de nossa população, mas que no fundo só querem luzes e holofotes, ou simplesmente um simples momento de celebridade, bem dito isto vamos aos fatos, pelo que vejo você deve ter um ótimo plano de saúde particular, sim, pois afirmar que é generalização o fato de que pessoas são deixadas ao chão nos hospitais, pois não existem leitos, macas, ou qualquer dignidade nisto, demonstra o quanto a insensibilidade lhe fala mais alto, caso não saiba um cidadão, qualquer que seja ele, pois todos pagamos sim um dos impostos mais altos do mundo, tem o direito a um atendimento se não de excelência por parte de agentes públicos pagos com o nosso dinheiro arrecado, mas que seja digno, e não é possível que pessoas ainda sejam tratadas com tanto descaso e desprezo por parte do estado, outra bola fora sua, sim já que estamos em época de copa do mundo e que você tanto preza e se vangloria, vamos falar o futebolês né ! os gastos exorbitantes deste evento independente de quem tenha contribuído, iniciativa privada ou pública, é de uma ignorância repugnante, diante de tantas questões inacabadas e que precisam urgentemente de investimento, tais como nossas escolas, a segurança pública, a moradia popular, etc. , vejo que também compactua com a política atual e com a corrupção, pois uma roubalheira aqui e outra acolá não faz mal nenhum né ! e aí é que cai a tua mascara, você apoia veladamente a manutenção de todo este sistema de coisas que há muito tempo vem adoecendo o País, mas pra você tanto faz, já que acidentalmente nasceu no Rio de Janeiro, e se diz descendente de bascos, ambos das melhores cepas, demonstrando total desprezo pelo Brasil.
Ficou mal na RTP, mas em seguida ganhou participação especial na novela da Globo Gerac40 Br45il. Sintomático não?
Marcelo, que alívio !! Pelo menos alguém neste fórum, para protestar contra esse petista basco. Quem, meus Deus, não enxerga o que se passa em nosso país ? Quem é essa criatura que dispara esse bando de baboseiras ? Como disse : Ele com certeza tem plano de saúde do Hospital Einstein, mora em um condomínio fechado, nunca foi à uma delegacia e nunca precisou de serviço público. Tenha a santa paciência ! Já que ele sabe de tudo e tem tanta certeza de que tudo vai bem, certamente poderá explicar, como um metalúrgico, sai da merda e em 8 anos, se transforma na 8ª riqueza do país.
Explica você já que está fazendo uma acusação sem prova, outra coisa, tempos bons para você devia ser a época do FHC onde um pacote de arroz custava R$ 15,00 e todo ano o Brasil precisava de pedir emprestimo ao FMI, explica também como o grupo politico do FHC representado hoje pelo Aécio conseguiu quebrar o Brasil 3 vezes e sem realizar copa do mundo!
Só para teu conhecimento e informação: o metalúrgico não saiu da m…a. Ele foi por duas vezes eleito Presidente do Brasil!
Pela carta dele vê-se que ele é mesmo das MELHORES CEPAS… Afff…ainda por cima é xenofóbico, e o pior com a própria terra onde nasceu, (ACIDENTALMENTE) bem para o Rio de Janeiro deve ter sido um dia bem lamentável. Eu sou descendente direta de Portuguêses, Italianos (guerreiros e extremamente valentes, pessoas ) e de Espanhóis, e ai??? …Mas nasci (acidentalmente em São Paulo)…kkkkkkk
Excelente resposta. Quero acrescentar que ele tb disse que a Saúde Publica no Brasil dos anos 50 era exemplo. Oi? Tínhamos uma esperança de vida pífia e a mortalidade infantil nos envergonhava. A mortalidade infantil no Brasil teve uma melhora nos últimos 10 anos que nos tornou, agora sim, exemplo para o mundo. Temos esperança de vida de primeiro mundo. Vamos em frente, sobe o som.
Curioso, não? Lula vai a Portugal, fala um monte de mentiras e petista nenhum se sente ofendido. Ney vai a Portugal, fala um monte de verdades e mexe com os “brios” petistas. Tenho mais ou menos a mesma idade do Ney e ele está correto no que diz. Ney deveria falar a mesma coisa que disse em Portugal em rede nacional de TV aqui no Brasil. Só não o faz porque o lixo petista impede que as TVs abertas de fato comuniquem à população a forma absolutamente destrutiva que o país vem sendo administrado.
Lixo é esse câncer que são as tuas ideias. Tomara que vc morra logo disso.
Respostinha bem típica de petista: estúpida, grosseira, agressiva!
Se esse senhor (ou seja qual for dada hoje legalmente a definição dele) reparasse direito veria que muitos dos impostos que ele cita não saber para onde vai estiveram por muitas vezes nos palcos onde ele se apresentou como forma de apoio cultural aos artistas como ele mesmo, Gilberto Gil, Betânnia entre outros
Que baixaria!
Parabéns Fabio, pelo menos alguém aqui consciente do que diz, e não um bando de puxa-sacos do PT…..o Ney não falou mal do Brasil, apenas disse a verdade….e pra muitos que comentaram também, o Ney tem uma carreira fabulosa e conhecida internacionalmente, não precisa de “holofotes” como disseram aí não….
Existem muitos e bons cursos de alfabetização. O analfabeto funcional com algum tempo de estudo pode aprender a interpretar textos. Tente Erik.
É muito pra minha cabeça ver qualquer pessoa defendendo o PT, faz muito bem o Ney matogrosso
falar mal dos politicos e das dificuldades do brasil. Quem está se encomodando é porque com certesa
tambem tem o rabo breso.
Fábio, o PT é uma religião para essas pessoas, e religião não se discute.
Difícil ouvir tanta bobagem, mas discutir religião é pior
Vc não mencionou outra colocação leviana do Ney, que foi a que deveria ser cobrada a escolarização das crianças, vinculada ao Bolsa Família, ou seja, ele nem sabe que é exatamente essa a principal obrigação dos beneficiados: manter os filhos na escola!!!
Obrigada pela carta! Me contemplou!
Abraço
um governucho que tem dinheiro para doar estádios de futebol, deveria cuidar de hospital escolas. Os Petistas não pensam.criança na escola?KKKKKKKKK
Juquinha do Jumelo, fazes jus ao nome!
Me desculpe mas isso é mentira ! Teriam que ir à escola, quando o nome desse programa, criado por Fernando Henrique Cardoso, era bosa escola. Hoje não passa de um artifício eleitoreiro e fábrica de vagabundos.
Eu comecei a ver a entrevista do Ney, mas antes mesmo da metade do entrevista parei de assistir..achei um absurdo escutar um brasileiro “culto” ou com todas as possibilidades de ser culto, falar mal do Brasil para um estrangeiro. Ainda que pudesse ser verdade, acho que devemos lavar roupa suja em casa.
Quero parabenizá-lo pelo excelente texto!! Disse o que muita gente gostaria de dizer…para mim, foi como lavar a alma!! abraço
Aliás, porque será que esses brasileiros falam mal do Brasil no exterior? Quanto ao BF as mães (o cartão sai em nome das mães) além de obrigar as crianças a frequentar a escola, são obrigadas a ir nos postos se vacinar. Além dos cursos oferecidos. A maioria melhora de condição por todos esses fatores agregados.
Já ressuscitaram o lobão, o ultraje a rigor e agora é vez do ney matogrosso…
> você
> tu
escolha uma das formas de tratamento
Antônio,
Esse não é um texto formal e foi escrito de forma bastante coloquial. Logo, não me preocupei, como é normal nessas situações, com uma diferença que pouco fazemos no dia a dia. OK? De qualquer forma, obrigado pela observação.
Luiz Antonio, parabéns pela carta… Todos nós que admiramos o Ney ficamos um pouco espantados com o que ele falou, e eu, mais ainda ao assistir uma cena da novela Geração Brasil, e me deparar com o Ney, numa novela ridícula… Será que precisa disso? Quanto às formas de tratamento tu e você, acho que é problema de gaúcho que sai do RS, que é o meu caso, ou o contrário que parece ser o seu. No Sul usamos muito o tu, aqui em Floripa comecei a usar mais o você… e aí, na maioria das vezes misturo os dois… Pior, uso um com o verbo conjugado para o outro…
Ou não escolha. Porque puto nenhum tem o direito de mandar você escrever assim ou assado.
Como brasileira, sinto-me agredida pelas palavras do Ney Matogrosso.
Luiz Afonso, você disse tudo que eu gostaria de dizer.
Parabens!
Quanto a Ney, lamento pelo festival de besteira que assolou seu quase cérebro.
Deveria enviar uma cópia desta “Carta Aberta” para a RTP. Fazer ele passar vergonha. Muito bom o texto.
Gracias, Maria Lucia. Talvez não valha a pena, pois o próprio jornalista que o entrevistou mostrou certa perplexidade com as respostas.
Isso mesmo. O jornalista mostrou que sabia mais sobre o Brasil, que o próprio Ney. Quem ficou mal nessa história foi o nosso cantor interprete, que mostrou ao mundo que é uma pessoa totalmente alienada.
Mas mande assim mesmo. Para polemizar o tema e mostrar aos portugueses que ele só falou besteira.
Eu mandei e pedi que divulgassem. Façam o mesmo.
http://www.rtp.pt/wportal/grupo/feedback.php
Parabéns pela carta, Luiz Afonso. Representou-me em cada palavra.
Leu meus sentimentos de indignação e, diria até, frustração,
e os expressou com a dignidade de quem possui a maestria
do conhecimento do Brasil.
Como pode um brasileiro ser tão generalista e reduciionista
para com o seu País?
Ordinário!
Nem para retribuir com um olhar sincero e preciso a quem
o elevou às alturas de um pop star.
“Generalização não é artifício de gente inteligente, sabias?”
Eu pensava que ele fosse. Só que não.
Lavou minha alma, te agradeço. Abraços
Carmen
Gracias, Carmem. Eu é que agradeço pelo generoso comentário!
O Nei , tambem nao sabe que, o beneficio do bolsa familia, obriga aos pais, a colocarem os filhos nas escolas.
É realmente é obrigado colocar na escola, o problema é que não existem escolas para todos os “filhos do bolsa família” e para os outros também. E quando tem, não tem luz, não tem água, não tem carteiras e nem professores tem, nos lugares mais miseráveis então coitados eles nem sabem o que é ESCOLA. )o Ney é um cara tão inteligente quanto talentoso e não precisa de tanta mediocridade junta para desmentir o que ele disse, tentando desacreditar sua índole e caráter.
Não sei se as pessoas são burras, estúpidas, ou ambas e por isso simplesmente reproduzem o que a mídia propaga. O Ney Matagrosso não pode falar do que não sabe. As pessoas reclamam da educação, da saúde, do transporte público. Mas esquecem que a responsabilidade é dividida entre estados, municípios e o governo federal. Em relação às escolas, não podemos esquecer que existe a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que diz que a responsabilidade da educação do ensino básico é dos municípios e o ensino médio e de competência dos estados. Todavia, as pessoas adoram colocar a culpa da ineficiência no governo federal. Fico pasma com tanta burrice, que se agiganta com vozes como a do parvo do Cristovão Buarque que faz campanha pela federalização da educação. Vamos rasgar a LDB porque esse cidadão quer. Sobre a saúde, o mesmo problema. Os governos municipais e estaduais não investem em hospitais. Pior, só compram ambulâncias super faturadas para encher de doentes e enviar para as capitais e piorar o cenário de atulhamento de hospitais.
Parabéns pela carta !! Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SAAAAAA !!!
O povo brasileiro ta elienado cego ou o q fala sério o Ney dissa só um pouquinho de tudo q deve ser dito ACORDA BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
esse é o ponto, krishna. acontece que a classe média hipócrita adora um “mimimi” pra usar de apoio à midia golpista, ajudando na estratégia de dispersar a atenção de coisas que importam muito mais no momento – noutras palavras, perder tempo em uma polemica ou outra pra ofuscar o foco coisas bem graves e que na real deviam ser o centro das atenções de sociedade brasileira no momento… http://www.onu.org.br/representante-da-onu-se-reune-com-autoridades-e-organizacoes-de-direitos-humanos-da-sociedade-civil/ tô de saco cheio de mimimi de classe média petista ou direitista pra disfarçar toda a situação absurda que vem acontecendo há meses, na verdade há mais de ano, e que se agravaram com a copa, mas que vem se agravando nos últimos anos – em especial com os povos indígenas e meio ambiente, mas tb com populações das periferias…