Romance de Denise Gals

Conheço Denise – usando a expressão da Lúcia Freitas, outra amiga dos tempos da blogosfera e que fez o prefácio do livro – desde “muito antes do horror da pandemia”. Sei de seus dotes como escrevinhadora, que é como chamo a nós, blogueiros jurássicos, mas não o lado romancista.

Seu livro de estreia mexe com a gente. Dá raiva, vontade de estrangular a protagonista. Ao mesmo tempo, gera uma possível identificação, principalmente, creio, entre as mulheres. É que talvez seja mais comum, imagino, mulheres passarem pelas situações pelas quais Diana, a protagonista, passa. E, também, um sentimento de compreensão. Não é fácil, realmente, enfrentar a si mesmo e lutar por mudanças de vida já em certa idade.

Essa á a história do romance: a luta contra si e contra, no caso, quase todos os que a cercam. De opressores a egoístas que lutam, ao longo de toda a história, para manter Diana sob seus domínios. De Mara, uma personagem detestável, mas perfeitamente construída a Hugo, o namorado egoísta que não quer repartir o coração de Diana com ela própria. Em meio a todas essas pressões, Diana vai, a duras penas, construindo seus sonhos: escrever um romance e abrir uma livraria.

Conhecemos muitas Maras e Hugos ao longo da vida. Gente que em nome do amor que dizem sentir por nós, nada mais fazem do que nos oprimir e nos manter como se fossemos suas marionetes. Alguns conseguem entender e superar, caso do Hugo, outros, como Mara, jamais. A solução é única nesse caso. Leia para saber. E temos a Luci, que para Diana é aquela que todos nós, ainda bem, temos: a verdadeira amiga.

A estrutura do livro é ótima: parece uma série de televisão: capítulos curtos – uma ou duas páginas cada -, uma história que retrata uma passagem do cotidiano da Diana, com início, meio e fim, mas sempre com o fio condutor presente. Perfeito para maratonar. Em uma semana nos livramos da Mara e ficamos com Diana, que, ao final da história…

Ops, não vou dar spoilers…

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2024/01/Cafe-e-Romance.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2024/01/Cafe-e-Romance-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoCafé,Café & Romance,Denise Gals,Livro,RomanceRomance de Denise Gals Conheço Denise - usando a expressão da Lúcia Freitas, outra amiga dos tempos da blogosfera e que fez o prefácio do livro – desde “muito antes do horror da pandemia”. Sei de seus dotes como escrevinhadora, que é como chamo a nós, blogueiros jurássicos, mas não...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!