Alguém ainda tem dúvidas de que a Zero Hora é podre?
Aliás, como tudo o que a RBS produz?
Não importa ter crescido e ser maior que a média nacional; não importa ocupar a 6ª posição entre as 27 unidades da federação.
Importa criar uma manchete que, se lida às pressas, imediatamente seja associada ao governo atual.
Vejamos o comportamento dos 6 maiores:
1º – Distrito Federal, cresceu 13,65%;
2º – São Paulo, cresceu 11,53%;
3º – Santa Catarina, cresceu 14,83%;
4º – Rio de Janeiro – cresceu 14,60%;
5º – Paraná, cresceu 15,23%;
6º – Rio Grande do Sul, cresceu 12,35%.
Observe-se que São Paulo, o Estado mais rico do país, cresceu menos que o RS. E o DF, 1º colocado, apenas 1,3% a mais. Mas isso é irrelevante, tanto quanto irrelevantes são as diferenças existentes (no máximo 30% entre São Paulo e Paraná). E por que são irrelevantes? Porque são valores médios e não mostram a realidade dos componentes do indicador.
Por exemplo, em um indicador importante, o “Percentual da população de 5 a 6 anos de idade frequentando a escola”, o RS apresentou um crescimento de 33,30%. Ou, para o índice global em educação (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – Dimensão Educação), o RS apresentou um crescimento de 27,12%. Há índices que não são bons, claro, e esses puxaram a média para baixo.
Mas daí a publicar somente um percentual do crescimento médio e uma clara tentativa de manipular a opinião das pessoas. E tentativa da pior espécie possível. É vil.
Para reforçar seu argumento de que “o RS vai mal”, ainda faz um comparativo dos últimos 20 anos, para, obviamente, obter números mais discrepantes entre o estado e o Brasil.
Esse é o padrão podre de manipulação usado pela RBS em seus veículos.
Acreditem, essa gente não presta!
(Os dados que reproduzi são oficiais e encontram-se no site do PNUD Brasil)
https://www.escosteguy.net/alguem-ainda-tem-duvidas-de-que-a-zero-hora-e-podre/PIGUncategorizedAliás, como tudo o que a RBS produz? Não importa ter crescido e ser maior que a média nacional; não importa ocupar a 6ª posição entre as 27 unidades da federação. Importa criar uma manchete que, se lida às pressas, imediatamente seja associada ao governo atual. Vejamos o comportamento dos 6 maiores: 1º...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy