porco_capitalista

Recomendo, antes, a leitura do texto. Assim cada um poderá formar seu conceito básico e, depois, verificar – ou não – o quanto alguém é capaz de escrever um texto que parece enganar um monte de gente boa…

E qual a razão de fazer isso? Porque esse tipo de engodo não pode ser propalado como se fosse verdade e as pessoas precisam ter outros argumentos para pensarem…

Texto para leitura

Leram? Então vamos por partes. Item a item.

Antes, porém, convém fazer uma análise do texto tomado em seu conjunto. A começar pelo título. Na verdade, está mais para uma manchete do que para um título de um trabalho que pretenda “analisar” fatos.  E não é por menos que já utiliza a palavra “fato” para iniciar a manchete: “6 fatos”.

Contra fatos não há argumentos, não é assim que se diz? Logo, o autor começa por passar ao leitor mais desavisado (a grande maioria) que o que virá adiante são verdades inquestionáveis. E o grande golpe de marketing: imediatamente associa “os fatos-verdades” com o que a “esquerda não te contou”. A imagem do “Professor Esquerdista” ´é apenas um recurso para tentar atrair estudantes para a leitura.

Mas o mais importante está na estrutura do texto, na sequência – bem pensada – dos “fatos”.  Como imagina (na verdade, tem certeza!) que pouca gente hoje em dia perde tempo com textos muito longos, usa do recurso de começar com um fato realmente incontestável, para dar plena “veracidade” a todo o texto. Com isso, conseguirá que a grande maioria saia compartilhando o texto mesmo antes de terminar a leitura do primeiro dos “6 fatos”.

Vai mais longe, porém. Dentre tantos “fatos” que poderia escolher, escolheu, cirurgicamente, o comunismo. Por quê? Pela simples razão de que está na moda associar tudo o que é de esquerda com comunismo. Qualquer mané vai entender que o alvo, na verdade, é o PT e os seus governos.

Bastava isso, para uma população com 76% de analfabetos funcionais (link), isto é, pessoas que mal conseguem ler uma manchete ou pequenos textos. Bingo! Uma manchete que fala da esquerda  e um pequeno texto sobre a falência do comunismo e está atingido o objetivo. O que vem depois o autor sabe que pouquíssima gente se dará ao trabalho de questionar. Importa saber que o texto será compartilhado e a indignação com a provável (quase certa, na cabeça de alguns) implantação do comunismo no Brasil aumentará.

Na sequência, o “Fato 1”…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoRecomendo, antes, a leitura do texto. Assim cada um poderá formar seu conceito básico e, depois, verificar – ou não – o quanto alguém é capaz de escrever um texto que parece enganar um monte de gente boa... E qual a razão de fazer isso? Porque esse tipo de engodo...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!