Retrospectiva 2014 – III: das surpresas
Já nasci não crente e detestando rituais de qualquer espécie. Principalmente os que era obrigado a frequentar, tipo os da Igreja Católica. Esse negócio de senta, ajoelha, levanta, reza, inventa pecado toda semana, fingir que é bonzinho o tempo todo, todos os domingos ir à missa, sempre me fez mal. Quando pude, não ser antes ser obrigado a fazer a tal da primeira comunhão, caí fora.
Com o tempo e com os estudos, a gente vai conhecendo a história e as estórias dessa instituição. E aí a vaca vai pro brejo de vez. É uma instituição com transtorno bipolar: ao mesmo tempo que teve membros que são exemplos sublimes do que ela mesma prega como sendo “divino”, por outro lado é farta de exemplos do que chama de “diabólico”.
Quando tudo parecia apontar para uma decadência sem volta, eis que surge Francisco. A escolha do nome já “causou”, principalmente vinda de um homem que diziam ter sido associado da ditadura argentina, uma das piores que tomou conta da América Latina.
São Francisco de Assis é considerado, depois de Jesus Cristo, a maior figura da Igreja. Foi quem, ao seu tempo, retomou uma pregação mais próxima da que teria sido a pregação de Jesus. Aliás, São Francisco também não queria saber de rituais.
Por muitos séculos a Igreja foi comandada por gente preocupada apenas com o poder. Tudo na Igreja é poder. Não por outra razão os diversos cismas havidos: todos disputas de poder. Deus que se danasse. Não estavam “nem aí” pra ele. E assim a Igreja foi afastando seus fiéis. O Brasil, que já foi um país quase que 100% católico, hoje não passa de uns 60%.
Francisco, o papa atual, foi uma surpresa em 2014. Tem se posicionado, em temas áridos para a Igreja, de uma forma completamente oposta a quase todos os seus antecessores. Parece querer fazer jus ao nome que escolheu.
https://www.escosteguy.net/retrospectiva-2014-iii-das-surpresas/O ChatoJá nasci não crente e detestando rituais de qualquer espécie. Principalmente os que era obrigado a frequentar, tipo os da Igreja Católica. Esse negócio de senta, ajoelha, levanta, reza, inventa pecado toda semana, fingir que é bonzinho o tempo todo, todos os domingos ir à missa, sempre me fez...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy