XLVII – I – III EL

Quadragésimo Sétimo Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula

A Luta entre o Carnaval e a Quaresma (1559) – Pieter Bruegel (1564-1638)

Carnaval. Há tempos foi-se o tempo.

Hoje me peguei pensando no carnaval não como uma festa, mas como uma organização.

Uma escola de samba é uma organização. E imagino que deva ser um dos tipo mais rigorosos. Prazos e qualidade são absolutamente indispensáveis. As escolas têm somente um ano para produzir um desfile. Tudo deve estar impecavelmente ensaiado. O samba enredo cantato em uníssono por todos. As fantasias tratadas como se fossem “haute couture”. Os carros alegóricos verdadeiras esculturas dignas de um Michelangelo.

Recusos financeiros devem ser administrados, boa parte de subsídios oficiais. Fornecedores, compras, folha de pagamento. E pessoal. Milhares de famílias dependem de empregos nas escolas de samba.

Tudo isso e mais algumas coisas somente para desfilar por uma hora ou pouco mais.

Há tempos meus tempos de carnaval passaram. Dizem as más línguas que quando a gente deixa de curtir o carnaval é porque “virou velho”. Pois então já era velho com trinta e poucos anos. Ou talvez seja pelo fato de ter aproveitado tanto, mas tanto, quando era “mais jovem”, que perde a graça.

Hoje apenas me admiro com a capacidade de organização das pessoas das escolas de samba. E fico pensando: e se os governos fossem administrados como são as escolas de samba?

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/02/A-Luta-entre-o-Carnaval-e-a-Quaresma-Pieter_Bruegel-1024x739.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/02/A-Luta-entre-o-Carnaval-e-a-Quaresma-Pieter_Bruegel-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoCarnaval,Escola de Samba,OrganizaçãoXLVII - I - III EL Quadragésimo Sétimo Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula A Luta entre o Carnaval e a Quaresma (1559) - Pieter Bruegel (1564-1638) Carnaval. Há tempos foi-se o tempo. Hoje me peguei pensando no carnaval não como uma festa, mas como uma organização. Uma escola de samba é uma...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!