XXVI – I – III EL

Vigésimo Sexto Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula

Povo. O conceito é amplo. No mais, é o conjunto de pessoas que constitui uma nação.

Conseguimos a façanha de separar esse conjunto: povo é o populacho, o povaréu, o pobre, os trabalhadores, os desvalidos, os sem terra, os moradores de rua, os militantes de esquerda, aliás, os militantes em geral e por aí vai.

Os da classe média pra cima não são povo. Não se consideram povo. São “elite”. Quando usam a palavra povo nos seus falares, não se referem a si próprios. “Somos nós, a elite, e eles, o povo!”

Por outro lado, o povo, no sentido acima, nos seus falares, se refere somente a si, excluindo os demais, a elite. As esquerdas, quando se referem ao “campo democrático e popular” falam do e para o povo, não para as elites.

Temos dois tipos de governos: os que governam para o povo e os que governam para as elites. Não existe governo de centro. Não existe “centrão”. Centrão é elite. Centrão é lobo em pele de cordeiro.

A conversa de que “vou governar para todos”, por outro lado, não passa de balela, conversa para boi dormir. Elites não gostam de governos do povo e governos do povo não gostam das elites. Um não faz nada pelo outro.

O jogo é barbada para as elites. Sempre foi. Por isso os golpes. Por isso nada funciona para o povo.

Por isso a sáude é péssima, a eduação é péssima, o nível de desemprego é péssimo, a segurança é péssima, o transporte público é péssimo e os políticos são péssimos.

Como romper com esse círculo vicioso? Eis a questão.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/01/povo.jpeghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/01/povo-150x150.jpegLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoElites,PovoXXVI - I - III EL Vigésimo Sexto Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula Povo. O conceito é amplo. No mais, é o conjunto de pessoas que constitui uma nação. Conseguimos a façanha de separar esse conjunto: povo é o populacho, o povaréu, o pobre, os trabalhadores, os desvalidos, os...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!