paisfilhos

Pai é um ser absolutamente inútil na vida das pessoas. Não fora a cultura judaico-cristã, que impõe ao macho da espécie a tal da “figura paterna”, a figura da ordem, do limite, da “brabeza”, e por aí vai…, bastaria fazer!

Pais só existem porque as mães (as casadas, claro) insistem em não assumir definitivamente seu papel. Vira e mexe, estão berrando: “vou chamar teu pai!”.

Frase símbolo da incompetência! Não bastasse isso, ainda inventam a tal da “paternidade consciente”. Que resulta, claro, em dinheiro a ser pago.

Minha primeira mulher foi sábia: ao casar, tirou o nome do pai. A segunda foi rejeitada a vida toda; a terceira, bem, a terceira…

Mas, por incrível que possa parecer (pelo dito até agora), me esforcei com as três para que reencontrassem seus pais. Tanto insisti que consegui fazer um encontro entre a primeira e o pai: um almoço. Não deu em nada.

A segunda levei até Rivera (Uruguay), e fui na casa do “véio”. Não deu em nada. Pelo que soube, muitos anos depois é que parece ter havido algum contato, já próximo da morte dele.

A terceira tem o sogrão. Gente finíssima! Como sogrão, pois como pai parece ter sido mais um imprestável. Pior, deixou sequelas que eu tenho que resolver.

O meu morreu quando eu tinha 15 anos. Não fez a mínima falta.

Já notaram que só as mulheres é que reclamam da “falta de um pai”? E que Freud jogava a culpa de tudo nas mães?

A grande revolução feminina só acontecerá quando as mães assumirem seu papel e filhxs admitirem: pai é apenas um espermatozoide. O resto é religião e dinheiro.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoPai é um ser absolutamente inútil na vida das pessoas. Não fora a cultura judaico-cristã, que impõe ao macho da espécie a tal da 'figura paterna', a figura da ordem, do limite, da 'brabeza', e por aí vai..., bastaria fazer! Pais só existem porque as mães (as casadas, claro) insistem...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!