É tudo muito simples, não é? Pode ser, para quem sabe fritar um ovo. Mas não é, com certeza, para quem não tem em seu horizonte cotidiano a política que é feita na sua cidade. Vai daí que a imensa maioria das pessoas não sabe fritar um simples ovo. Preferem-nos cozidos, pois não dão trabalho para fazer: água e 10 minutos depois que ferve. Simples.

É assim que as pessoas escolhem seus prefeitos. Preferem os ovos cozidos que se apresentam com chapéu de palha. Não imaginam que ovos podem estar podres e que só vemos isso quando os quebramos, seja para fritá-los, fazer uma omelete ou colocá-los em receitas de doces. Os mais experientes sabem, no entanto, quando estão diante de um ovo podre. Basta colocar em água. Se afundar, é bom.

O candidato do chapéu de palha não afunda sequer na lama que ele mesmo ajudou a transformar Porto Alegre. É podre. E sabe que é. Como também sabe que não passa de um investimento que terá que dar retorno. Investimento feito, como é público e notório, por grandes corporações do ramo imobiliário. Vender Porto Alegre era seu dever como devedor dos investimentos feitos. De lambuja, entregar os parques para gastronomia e turismo.

Diga-se, a seu favor, que estava conseguindo muito do seu intento. Só foi paralisado, no avanço sobre os parques, graças aos movimentos sociais, os coletivos “Preserva”. Não contava, no entanto, que a sua absoluta incompetência e podridão viesse à tona com a enchente de maio de 2024.

O pior de tudo é que muitas pessoas preferem ovos cozidos na hora de votar. Alguns pelo interesse em ter para si a cidade; outros por não saberem fritar ovos e, muitos, por não quererem se incomodar com política. Estes votam por obrigação, porque ovos cozidos não dão trabalho. Ovos podres cheiram mal, muito mal. Devemos quebrar esse ovo podre, coberto com um chapéu de palha, e deixar que se “espraie” seu odor fétido por toda a cidade. Pode ser que assim as pessoas vejam, finalmente, e o coloquem onde devem ser colocados os ovos podres: no lixo.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2024/08/Melo-na-lama.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2024/08/Melo-na-lama-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoChapéu de palha,Eleição,Ovo podre,POA,Prefeitura de Porto AlegreÉ tudo muito simples, não é? Pode ser, para quem sabe fritar um ovo. Mas não é, com certeza, para quem não tem em seu horizonte cotidiano a política que é feita na sua cidade. Vai daí que a imensa maioria das pessoas não sabe fritar um simples ovo....Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!