Carne
Ok! Sexta-feira Santa talvez não seja o melhor dia para falar em carne. Mas não há como evitar divulgar iniciativas como essa. É um post publicado pela Roberta Malta, pessoa ligadíssima nas artes da gastronomia e do meio ambiente. É sobre uma parceria entre a WWF Brasil e um restaurante que “faz a sua parte”! Com autorização da autora, é claro!
O Via Sete, restaurante carioca do jovem empresário Ricardo Stern (um dos responsáveis por introduzir os wraps nos cardápios brasileiros), tem mais uma iniciativa inovadora. Fez uma parceira bacana pacas com a WWF, ong nascida em Brasília que cuida da preservação da natureza e do desenvolvimento sustentável .
Agora quem for lá provar as comidinhas do suíço Felix Optiz encontrará uma equipe de garçons e funcionários preparados para falar sobre a instituição e tudo ligado a ela.
Doações podem ser feitas junto com o fechamento da conta que tá vindo com um folheto, mais do que esclarecedor, conscientizador do papel do cidadão nessa engrenagem. É tipo só não ajuda ou, no mínimo, para pra pensar no problema, quem não quiser. Por falta de informação ou oportunidade é que não será!
Ricardo diz que sempre fez a sua parte: recicla o óleo utilizado na cozinha, usa produtos orgânicos e papéis reciclados.
O encontro do restaurante com a WWF inspirou o chef da casa a criar um prato de filet mignon orgânico, marinado no molho de tamarindo, acompanhado de salada de legumes com um molho pesto feito com manjericão igualmente orgânico.
A carne, oriunda da pecuária orgânica do Pantanal, onde o gado é criado com o menor impacto ambiental, surpreende na textura leve e no sabor inusitado. Eu não comi, mas dizem que derrete na boca igual manteiga! Capaz do meu estômago cheio de úlceras e erosões estranhar…
Por ser o primeiro restaurante brasileiro a ser parceiro do WWF-Brasil, o Via Sete é hoje o primeiro posto avançado da ONG na cidade. Bom, né?
Que essa, como toda boa idéia, seja rapidamente copiada.
Prato com filet mignon orgânico, do Via SeteColabore:
Via Sete
Rua Garcia D’Ávila 125, Ipanema, RJ
Telefone: 2512-8100
Sim, sim, que seja copiada.
https://www.escosteguy.net/ok_sextafeira_santa_talvez_nao/ações práticasOk! Sexta-feira Santa talvez não seja o melhor dia para falar em carne. Mas não há como evitar divulgar iniciativas como essa. É um post publicado pela Roberta Malta, pessoa ligadíssima nas artes da gastronomia e do meio ambiente. É sobre uma parceria entre a WWF Brasil e um...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Ana, bem-vinda a nosso blog, que é seu também.Entendo que o assunto aqui é diminuir o impacto ambiental, e todos, ricos e pobres, devem fazer sua parte. Se a parcela da população que pode pagar o filé mignon não agredir o planeta, isto é bom, num momento em que muitas empresas só pensam em lucros, mesmo que isso signifique destruição da natureza.beijo, menina
Afonso querido, estou comentando aqui pela primeira vez. Eu acho que é muito complicado pregar atitudes ecologicamente corretas, e fazer propaganda de filet mignon orgânico servido em restaurante gastronômico onde 0,0001 da população tem dinheiro para comer. Quando vejo isso, sinceramente me desiludo com as ações ecologicamente conscientes, porque de um lado a gente manda os pobretões pararem de usar saco plástico e comprar um chapéu de pêlo no marché aux puces pra se proteger do frio e de outro vai comer filet mignon no restaurante com carrão. Pra mim não dá ! Beijocas.
Hum, só de pensar da água na boca…quem sabe utilizando só produtos realmente naturais poderemos reencontrar o verdadeiro sabor dos alimentos, tão mudado com os métodos da agricultura atual. E além disso estaremos protegendo o meio ambiente. Boa Páscoa!
É isso Roberta: flexa e arco. Como vivo no Rio Grande do Sul, terra da carne e do churrasco, senti que devia divulgar essa idéia (prática). Parabéns ao dono do restaurente e a ti, pela divulgação. bjs
Que linda apresentação e que honra estar aqui, no Faça a sua parte. Tô emocionada!É isso aí galera, quando era criança ouvia muito uma música que dizia: todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco.Pois vamos nessa que a hora é agora!