O marketing do meio ambiente!
Está acontecendo mais rapidamente do que se poderia esperar:
a utilização da natureza como elemento de marketing.
Ontem vi uma propaganda da Disney vendendo o DVD do desenho animado do Peter Pan. Foram-se meus sonhos de infância. Peter Pan virou plantador de árvores:
O título da campanha é lindo: “Missão Verde”. Se você comprar o DVD estará plantando uma árvore. Para salvar a humanidade.
Humanidade? Ou a Disney?
O apelo atinge as crianças. A propaganda passa no Discovery Kids (certamente passa nos demais canais infantis, mas não vi).
Regrinha básica do marketing: venda para os filhos; os pais compram!
É a falácia empresarial da responsabilidade social e, agora, da responsabildade ambiental. Ou, como já começa a ser amplamente divulgado no meio empresarial, “sustentabilidade empresarial”.
Historinha pra boi dormir!
Empresa social e ambientalmente responsável não condiciona a natureza à venda de seus produtos. Simplesmente investe os lucros.
Da Disney – empresa típica de venda do American Way of Life – não se poderia esperar outra coisa. O que é difícil entender (não tão difícil assim, va lá) é que empresas brasileiras embarquem nessa onda.
Pior: nós acabamos por embarcar nessa onda. E vamos às lojas desesperados pelos DVDs da Disney.
Ou de tudo quanto é promessa de venda que, em troca, plante uma árvore para salvar nossa consciência.
Ficamos felizes por contribuir. Nosso travesseiro é testemunha fiel da nossa vontade de salvar o mundo. Acordo, e a primeira coisa que penso é: “fiz um filho e agora já plantei uma árvore. Só falta escrever um livro”.
Ser humano feliz esse!
Feliz? Ou mais um inconsciente!? Quem sabe mais um inconseqüente?
https://www.escosteguy.net/o_marketing_do_meio_ambiente/denúnciaPara pensarEstá acontecendo mais rapidamente do que se poderia esperar:a utilização da natureza como elemento de marketing.Ontem vi uma propaganda da Disney vendendo o DVD do desenho animado do Peter Pan. Foram-se meus sonhos de infância. Peter Pan virou plantador de árvores:Peter PanO título da campanha é lindo: 'Missão Verde'....Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
TEm um outro problema, Sílvia, que é o apelo infantil ao consumo em torca do meio ambiente. No meu post de sexta vou dar um outro exemplo que considero mais absurdo ainda. bjs
Afonso e Ricardo,Quando vi a propaganda, fiquei pensando: Legal? Bem, eu não sei se eles vão mesmo plantar essas árvores, como vamos controlar? Além disso, qual o impacto das atividades dessa empresa sobre o meio ambiente? Adianta plantar uma árvore por DVD vendido?E isso só gera mais e mais perguntas… Como a gente sabe se a empresa é consciente MESMO do ponto de vista ambiental ou se é só papo de marqueteiro?Para termos certeza mesmo, só se criássemos o hábito de consumir aquilo que é produzido pertinho da gente, cujos processos de produção pudéssemos acompanhar de perto. Ao vivo e em cores.E tem momentos em que eu suspiro e fico me perguntando se o mundo tem mesmo salvação.Abraços,Silvia
Caro D. AfonsoEu concordo com todo o seu texto, e acrescento que a crise ambiental ou ecológica – chamemo-la como quisermos – é também uma crise moral. Uma crise de profunda inversão de valores culturais, sociais e ambientais. Neste aspecto, Afonso, eu sou um pouco mais radical do que pareço, principalmente quando vejo uma corporação milionária como a Disney alimentar-se da ingenuidade infantil oferecendo em troca “apenas” uma árvore. Você sabe muito bem que a educação ambiental tem que ser pensada em seu tempo geológico e biológico. Não adianta nada destruir uma árvore hoje e “compensar” esta perda plantando uma nova que demorará décadas para atingir a capacidade fitobiológica de promover, na mesma intensidade, o processo de fotossíntese e de nutrição e recuperação do solo.Seu texto não poderia vir em um momento mais oportuno.Um abraço,Ricardo Safra, estudante de Geografia.
Sabe tudo esse D. Afonso!
Ah, eu nao acho tao ruim assim a ação da Disney. De alguma forma a consciencia ambiental está sendo introduzida na mente das criancas, ou vc acha q uma crianca ou qq pessoa mediana vai escolher um produto pensando: vou comprar isso pq a empresa investe tantos milhoes em meio ambiente? Eu posso pensar assim, vc, os leitores desse blog, mas a grd maioria das pessoas nao.Se de fato for comprovado q foram plantadas todas as arvores q eles prometeram nao vejo problema nenhum.Nao espero das corporacoes ações politicamente corretas sem visar lucro, isso é utopia, é querer um mundo perfeito.
Olha, você não vai escapar MESMO de comprar os DVDs pra Condessa. Então tomara que eles sirvam pra mais alguma coisa! 🙂
Muito fácil: não compre o DVD.
E quem computa as árvores correspondentes às vendas? Acredite se quiser. abraço, garoto