O fim do mundo!
Pretendia ficar quieto, mas não agüentei. Passeando pelo blog da Lila, vi um post sobre algo que eu desconhecia, o tal de ENVIGA.
Pensava já ter visto tudo no mundo. Descobri que vou morrer sem ter visto tudo… (se esse post não estiver bem de acordo com o blog, por favor desculpem, mas desde que trocar métodos naturais por produtos enlatados/industrializados não é apoiar a causa do meio ambiente, achei que tem tudo ver…)
Enviga é o resultado de uma parceria entre a Nestlè e a Coca-Cola (já deu pra sentir, né?). É uma bebida que promete emagrecer. Agora, imaginem a campanha publicitária que resultará dessa parceria. Para quem quiser mais detalhes sobre o produto, aqui é o site.
Em meio a tantas informações e links, descobre-se (aqui) que o tal produto “queima”, em média, apenas 106 calorias, considerando pessoas “de peso normal” que tomem, PASMEM, três latinhas por dia. O site (que eu tenha visto) não especifica em quanto tempo (parece ser em apenas um dia) se perdem essas 106 calorias extras. Vale a pena ler o “in our study“, particularmente o item “The Clinical Trial”. Justificam o produto com base num teste realizado com APENAS 35 pessoas saudáveis, com idades entre 18 e 35 anos.
É piada!
O princípio ativo da bebida seria um componente existente naturalmente no “chá verde”, que aceleraria o metabolismo. Duas questões para pensar:
1) vale trocar uma bela caminhada por três latinhas de “refri”? (uma caminhada de 30 minutos queima muito mais do que isso…)
2) vale trocar um bom chá verde natural por três latinhas de “refri” ao preço de US$ 1,40 (em média nos EUA. Imaginem por aqui quanto custará…)
Faça a sua parte, não compre (nem para experimentar), não tome e sequer recomende. E se possível, escreva contra.
https://www.escosteguy.net/o_fim_do_mundo/ações práticascampanhaeconomizePara pensarPretendia ficar quieto, mas não agüentei. Passeando pelo blog da Lila, vi um post sobre algo que eu desconhecia, o tal de ENVIGA.Pensava já ter visto tudo no mundo. Descobri que vou morrer sem ter visto tudo... (se esse post não estiver bem de acordo com o blog, por...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Como você mesmo já me disse, a Nestlè vende no mundo inteiro e está se lixando para tantos quantos queiram deixar de consumir seus produtos. Mas, continuo frisando que campanhas sempre conscientizam pessoas preocupadas em alertar outras. Vale o esforço.
abraço, garoto
Afonso: um dado que eu considero importantíssimo: para produzir um litro de refrigerante, os fabricantes gastam entre 2,5 e 5 litros de água. Ou seja, jogam fora entre 1,5 e 4 litros de água para produzir algo que não faz bem à saúde e, pior ainda, desidrata, por causa da cafeína. =:-O É um espanto!
Dois problemas constantes aí: 1) suplementos alimentares e afins não são regulamentadas rigorosamente pelo FDA, sendo portanto imunes a controles rígidos – motivo pelo qual vemos uma abundância de engodos como cartilagem de tubarão, noni, etc. pelo mercado enganando as pessoas; 2) Clinical trials conduzidos pela própria empresa q produz a “fórmula mágica”. Deveria passar pelo crivo de vários laboratórios independentes, que é como a indústria farmacêutica faz em geral.
Enfim, mais um engodo no mercado, já q a queima de calorias vai ficar mesmo por conta das 300 mg de cafeína q a pessoa vai ingerir por dia – lembrando q 500 mg de cafeína já podem gerar sintomas de overdose.