Formigas, abelhas e o Faça a sua parte!
“O surgimento desse tipo de inteligência está associado a uma questão fundamental na natureza: como se explica que as ações simples de cada indivíduo resultem no comportamento complexo do grupo?“.
Esse é um tema sempre polêmico e que divide opiniões: há os que defendem que somente ações coletivas podem resultar em mudanças; há os que, a contrario sensu, entendem que ações individuais são mais importantes.
O trecho citado é de uma reportagem da última edição da National Geographic Brasil (julho/2007), cujo título é “Inteligência Coletiva”. Não vou me alongar, pois considero – e desculpem a ousadia – uma leitura obrigatória.
O link: National Geographic
https://www.escosteguy.net/formigas_abelhas_e_o_faca_a_su/Faça a sua partePara pensar'O surgimento desse tipo de inteligência está associado a uma questão fundamental na natureza: como se explica que as ações simples de cada indivíduo resultem no comportamento complexo do grupo?'.Esse é um tema sempre polêmico e que divide opiniões: há os que defendem que somente ações coletivas podem resultar...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Excelente dica, Afonso!
Adorei a materia da National Geographic, muito pertinente! 🙂
fico me sentindo um nada. quando me pego nesse egoismo de pensar coletivamente…e acabando nao fazendo nada para melhorar pelo menos “a minha parte”.
Se cada um se preocupar em fazer uma pequena parte, sem se importar se os outros estão olhando, o resultado acaba aparecendo.