“Não existe aquecimento global”, diz representante da OMM na América do Sul
Daqui
e
Para especialista, nova classe C ignora sustentabilidade
Daqui.
A questão da existência ou não do aquecimento global – e se ele tem sido causado predominantemente pela interferência humana, como diz o IPCC – é um debate que não tem sido levado muito a sério pela mídia. Não há dúvidas de que a mídia passou a divulgar as questões do meio ambiente tão somente por ter percebido que seu público consumidor (quem tem $$$ para consumí-la) desejava isso. E o fez tão somente porque o aquecimento global traz, em si, uma dose de terror, de medo, de tudo quanto desperta as pessoas para assistirem ou comprarem jornal.
A par do objetivo de lucro, esperava-se um aumento no interesse pelas questões ambientais (o efeito colateral positivo). Não é o que mostra a segunda entrevista, que coloca um aspecto importante para a questão do meio ambiente: acessibilidade.
Um modo de viver ambientalmente sustentável deve ser, antes de tudo, um modo de viver acessível para as pessoas.
O erro está no uso errado da lógica de funcionamento da coisa toda. Supermercados que pretendem “parecer” verdes, implantam a cobrança das sacolas de plástico como forma de “ajudar”. Na mais errado. Primeiro, trata-se de uma cobrança dupla. O custo das sacolas já está embutido no preço das mercadorias. Fazem-nos de trouxas. Segundo, sustentam uma das mais poderosas indústrias que existe: a do petróleo e seus derivados.
Uma sacola de pano tem sido vendida por R$2,00 em média. Poderia sair ao mesmo preço de uma de plástico se os supermercados comprassem toda a produção das cooperativas (em geral são cooperativas que fabricam). Aumento de demanda, preço em queda. Sacolas simples, sem logos estampados (marcas tendem a tornar o produto mais caro), resolveriam todos os problemas.
É simples. Mas não querem resolver.

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyações práticasaquecimento globalFaça a sua partePara pensar'Não existe aquecimento global', diz representante da OMM na América do Sul Daqui e Para especialista, nova classe C ignora sustentabilidade Daqui. A questão da existência ou não do aquecimento global - e se ele tem sido causado predominantemente pela interferência humana, como diz o IPCC - é um debate que não tem sido...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!