Carta aberta aos motoristas de Porto Alegre
Sabemos, de longa data, que os motoristas de Porto Alegre são os piores do Rio Grande do Sul. Quiçá do Brasil ou, me permito dizer, do mundo.
Assim, pois, pediria especial atenção para esses “pequenos detalhes” que devemos ter em conta ao andar pelas ruas de Porto Alegre:
1. A vida em sociedade implica em regras. Regras que nada mais são do que o supra sumo que nos diferencia dos animais. Uma das mais importantes regras que os motoristas de Porto Alegre IGNORAM é a que diz respeito à preferencial.
Vai um lembrete: em cruzamentos, a preferencial, dentre veículos que se encontram em transversais e pretendem entrar em uma via, É SEMPRE DE QUEM VAI SEGUIR EM FRENTE OU DOBRAR À DIREITA.
Jamais de quem vai dobrar à esquerda!
Mas para os motoristas de Porto Alegre vale a regra do “mais vivo” ou a do “mais rápido”. E o respeito que se dane.
2. Há uma “palanca” atrás da direção que aciona algo que por aqui chamamos de “sinal”. Serve para avisar quem vem atrás, aos pedestres ou a outros veículos, qual direção o motorista pretende tomar.
Dar sinal é algo que DEFINITIVAMENTE não faz parte das habilidades dos motoristas de Porto Alegre. Tenho, cá pra mim, que a grande maioria sequer sabe para que serve aquela luzinha amarela que fica piscando…
3. Faixa de segurança é para a segurança do PEDESTRE e não para a segurança do motorista de Porto Alegre. Menos ainda para parar em cima dela “em segurança”.
Em frente a minha casa há uma faixa de segurança. Nunca vi um SANTO motorista de Porto Alegre respeitar pedestre que queira atravessar a rua por ela.
4. “Vai dar tempo” é a frase máxima do motorista de Porto Alegre. Como o tempo está se lixando para os motoristas de Porto Alegre, o que se vê é a enormidade de engarrafamentos causado por alguns imbecis que se atravessam nos cruzamentos pensando que “vai dar tempo”, que a fila vai andar…
5. Essa é quase fatal: em plena hora do pique, o motorista de Porto Alegre acha que pode parar para esperar por alguém. E sempre nas vias de maior movimento. Uma puta fila atrás dele e ele “nem aí”…
Só para dar um exemplo, para quem quiser confirmar, experimente passar na Borges de Medeiros no fim da tarde em frente ao Tribunal de Justiça. Vai estar engarrafado e vai ter um – ou mais – desses que citei , parado esperando…
6. Smurfs. Os motoristas de Porto Alegre já sabem – de cor e salteado – que nada vai lhes acontecer se cometerem todas as proezas acima. Em lugar importante algum haverá um azulzinho, os ditos smurfs, para importuná-los.
Eles sempre serão encontrados em duplas ou trios nos lugares menos necessários do mundo (e de Porto Alegre também).
Mas ATENÇÃO: se você resolver falar ao celular na mais pacata rua de Porto Alegre, esteja certo que vai receber uma multa.
Falta de educação, falta de fiscalização séria e esperteza resumem o que é o motorista de Porto Alegre.
https://www.escosteguy.net/carta-aberta-aos-motoristas-de-porto-alegre/O ChatoSabemos, de longa data, que os motoristas de Porto Alegre são os piores do Rio Grande do Sul. Quiçá do Brasil ou, me permito dizer, do mundo. Assim, pois, pediria especial atenção para esses 'pequenos detalhes' que devemos ter em conta ao andar pelas ruas de Porto Alegre: 1. A vida...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy