Breve história no tempo – em seis atos
Ato I
“…e assim se fez. A terra produziu verdura: ervas que dão semente segundo sua espécie, árvores que dão, segundo sua espécie, frutos contendo sua semente, e Deus viu que isso era bom”.
“Deus disse: Que a terra produza seres vivos segundo sua espécie: animais domésticos, répteis e feras segundo sua espécie e assim se fez, e Deus viu que isso era bom.”
“Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança. Deus os abençoou e lhes disse:’Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que rastejam sobre a terra.
“Deus disse: Eu vos dou todas as ervas que dão semente, que estão sobre toda a superfície da terra, e todas as árvores que dão frutos que dão semente: isso será vosso alimento. A todas as feras, a todas as aves do céu, a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, Eu dou como alimento toda a verdura das plantas e assim se fez. Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia”.(Genesis 1:12-31)
Ato II
“O homem tem a responsabilidade especial de preservar e administrar judiciosamente o patrimônio representado pela flora e fauna silvestres, bem assim como seu habitat, que se encontram atualmente em grave perigo, por uma combinação de fatores adversos”. (Princípio 4 da Declaração de Estocolmo, Suécia 1972)
Ato III
“A humanidade se encontra em um momento de definição histórica. Defrontamos-nos com a perpetuação das disparidades existentes entre as nações e no interior delas, o agravamento da pobreza, da fome, das doenças e do analfabetismo, e com a deterioração contínua dos ecossistemas de que depende nosso bem-estar. Não obstante, caso se integrem as preocupações relativas a meio ambiente e desenvolvimento e a elas se dedique mais atenção, será possível satisfazer às necessidades básicas, elevar o nível da vida de todos, obter ecossistemas melhor protegidos e gerenciados e construir um futuro mais próspero e seguro. São metas que nação alguma pode atingir sozinha; juntos, porém, podemos – em uma associação mundial em prol do desenvolvimento sustentável.” (Agenda 21, Rio 92)
Ato IV
“Most of the observed increase in globally averaged temperatures since the mid-20th century is very likely due to the observed increase in anthropogenic greenhouse gas concentrations. This is an advance since the TAR’s conclusion that “most of the observed warming over the last 50 years is likely to have been due to the increase in greenhouse gas concentrations”. (Climate Change 2007 – The IPCC 4th Assessment Report. Paris, 2007)
Ato V
?????
Ato VI
“E disse Yahweh: Farei desaparecer da superfície do solo os homens que criei – e com os homens os animais, os répteis e as aves do céu – porque me arrependo de os ter feito“.(Genesis 6:7)
O quinto ato poderá mudar, ou não, o destino da humanidade! Qual será ele? Conseguiremos mudar a vontade de Yahweh?
https://www.escosteguy.net/breve_historia_no_tempo_em_sei/Para pensarAto I'...e assim se fez. A terra produziu verdura: ervas que dão semente segundo sua espécie, árvores que dão, segundo sua espécie, frutos contendo sua semente, e Deus viu que isso era bom'.'Deus disse: Que a terra produza seres vivos segundo sua espécie: animais domésticos, répteis e feras segundo...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Afonso, me empolguei , mas entendi direitinho seu recado. É muito comum as pessoas dizerem que não têm nada com isso, quando é justamente o contrário.Ah, obrigada pela indicação do apoema, vai ser útil pra nós também.abraço, garoto
Nanda,Já estavas linkada. És a n° 18. Com relação à questão da Educação Ambiental, dá uma olhada nesse site:http://www.apoema.com.bré especializado no assunto e tem muita coisa legal por lá. E como disse no outro comentário, o post não é sobre religião…Silvia,Temo mais poder do que somos capazes de sonhar…bjs
A propósito, trabalho numa escola de primeira a quarta série e já incluímos nos temas dos projetos a serem desenvolvidos durante o ano o “Aquecimento Global”. As crianças devem compreender isso desde cedo, né? Beijos again
Espero, sim, que as pessoas acordem. Acordem e cobrem medidas dos políticos e das grandes empresas. Porque essa minoria que detém a riqueza do mundo vende pra gente, nós é que os fazemos ricos. É importante termos isso em mente para nos darmos conta do poder que temos nas mãos.Beijos,Silvia
Pessoal, vocês viram o tema da campanha da fraternidade 2007? Postei lá no blog sobre isso: “Amazônia e Fraternidade”. Tudo a ver com o aquecimento global. Independente da religião (já que a campanha da fraternidade não é só uma campanha católica), vale a pena divulgar, vocês não acham??Beijos beijosP.S. Eu tambem fiz o ecomeme rsssBeijos Beijos
Denise,O texto não pretende “Acusar Deus por uma decisão como esta”. Pelo contrário. Utilizei as alegorias bíblicas, entremeadas com ações humanas, que de nada têm adiantado, justamente para enfatizar a reponsabilidade HUMANA pela tomada de uma ação definitiva com relação à manutenção da espécie e de seu grande provedor, a natureza. Quando perguntei se “conseguiremos mudar a vontade de Yahweh?” pretendia induzir ao pensamento de inexorabilidade, isto é, se nada fizermos, fatalmente será o fim.De resto, de acordo contigo.
Se o homem destruir a natureza, esta também o destruirá. Isso é ser justo. Nada existe isoladamente na natureza, tudo está interligado. Se um animal ou planta desaparecem, aqueles que dependiam deles desaparecerão também. Isso aumenta nossa responsabilidade com relação ao planeta, pois sabemos que ele é nossa única morada e, se for destruído, nossa sobrevivência também estará ameaçada! A espécie humana considera-se proprietária do planeta, com amplos direitos para explorá-lo ainda que isso o destrua. Com a invenção das máquinas e da adoção de uma política desenvolvimentista voltada para o lucro e não para os benefícios da humanidade,se antes, apenas as outras espécies do planeta é que viviam ameaçadas de extinção, hoje esta ameaça paira também sobre a espécie humana. Uma minoria muito rica detém a posse do planeta e o destrói em nome do progresso. Acusar Deus por uma decisão como esta é manter impunes as pessoas que decidiram, em nome do povo, muitas vezes enganando e induzindo a opinião pública. Uma minoria está tomando decisões pela grande maioria e, o que é pior, estas decisões nem ao menos são justas, pois não visam a beneficiar o povo do planeta, e sim privá-lo ainda mais de sua dignidade, segurança e qualidade de vida, apenas para que uns poucos possam continuar mantendo seus privilégios de riqueza e poder.O Todo Poderoso apenas nos advertiu de que faríamos isso. A escolha não foi dele…
Quero acreditar e ter esperanças q consigueremos fazer algo. Acho q sou muito nova pra perder as esperanças…