A farsa das redes sociais como instrumento do fazer política
Coloco, como subtítulo, “Umbiguismo e Redes Sociais”.
As redes sociais têm por fundamento da sua existência – e permanência – o fato de que é muito mais fácil acreditar em uma mentira do que na verdade.
E por uma razão muito simples: a mentira não requer esforço de análise. Apela, via de regra, para o emocional; é colocada de forma curta e concisa, como em geral são as manchetes. Em uma população majoritariamente considerada como analfabeta funcional (hoje já mudaram a expressão para uma mais politicamente correta, ou seja, as pessoas são alfabetizadas funcionalmente, algo tipo vamos olhar as gotas no fundo do copo e não o copo praticamente vazio) é fácil fazer valer mentiras. Quem convive de forma intensa com as redes sociais sabe bem disso; sabe o quanto é divulgado de mentiras que acabam “pegando”.
A verdade, por seu turno, requer demonstração e demonstração requer textos fundamentados; e fundamentação requer textos extensos. E ninguém quer “perder tempo” lendo mais que duas ou três frases, quando pode apenas olhar uma imagem com uma breve frase.
É o umbiguismo. Somos convencidos de que nosso umbigo vale mais que qualquer verdade. É a transferência de um fenômeno até há pouco observado com relação à televisão: tudo o que nela é dito torna-se verdade automática porque é dito na televisão.
O meio substitui o conteúdo. E o que é isso senão uma forma de umbiguismo, isto é, o que pensamos e dizemos é verdade tão somente porque somos nós a pensar e a dizer?
Eis a farsa das redes sociais como instrumento do fazer política: tudo se transforma em uma guerra de mente e desmente. E só.
Poucos são os casos em que pessoas usam as redes para mostrar as qualidades dos seus candidatos. Existem essas pessoas, claro, mas repito: são uma minoria diante da imensa maioria que prefere divulgar e dar andamento às mentiras publicadas.
Maioria que insiste em não querer pensar antes de falar, que insiste em não querer ler antes de pensar!
Enfim, como vi em um comentário a um post anterior: apesar de tudo, as redes sociais devem ser utilizadas para a campanha política… (“Tudo influencia.Tem q usar todos os meios possíveis e imagináveis p/ vencer o melhor”).
https://www.escosteguy.net/a-farsa-das-redes-sociais-como-instrumento-do-fazer-politica/O ChatoColoco, como subtítulo, “Umbiguismo e Redes Sociais”. As redes sociais têm por fundamento da sua existência – e permanência – o fato de que é muito mais fácil acreditar em uma mentira do que na verdade. E por uma razão muito simples: a mentira não requer esforço de análise. Apela, via...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy