A China e Paris verdes e a Porto Alegre devastada
Xi Jinping, presidente da China, disse, certa vez, que “Montanhas verdes e água limpa são iguais a montanhas de ouro e prata“. Estava, em 2013, lançando a campanha para tornar a China verde. Os resultados são visíveis (aqui e A Pequim Azul). Ainda, em discurso na ONU, em 2020, já se pronunciava: “A Covid-19 nos lembra que devemos lançar uma revolução verde e nos voltarmos para um desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente e fazer da terra um lugar melhor para se viver” (aqui).
A China tem um ambicioso projeto de construir 285 cidades “verdes”. A primeira, Liuzhou Forest City, já está quase pronta.
“Trazendo de volta o verde para o ambiente urbano, é esperado que aves, insetos e pequenos animais também sejam atraídos para a região, aumentando sua biodiversidade e ajudando a combater o grande problema de poluição do ar que há na China” (aqui).
Paris tem um projeto de tornar-se a cidade mais verde da Europa até 2030. (aqui, aqui)
Exatamente, sem tirar nem pôr, esse é o pensamento que move a marionete que ocupa a prefeitura de Porto Alegre. (#ironiamodeon)
A China e Paris são apenas dois exemplos dos muitos, mundo afora, que estão mudando.
Em Porto Alegre destroem o verde (Parque Harmonia) e tentam vender o que resta de verde (Redenção, Marinha e o absurdo e volumoso abate das árvores nas ruas).
Quando se diz que Porto Alegre está na contramão do mundo, pessoas há que não acreditam. Pessoas há que acham lindo trocar árvores por rodas-gigantes, restaurantes, bares e shows com decibéis que ultrapassam qualquer razoabilidade para humanos, o que dirá para os animais.
Em Porto Alegre está na “moda” fazer de tudo para espantar aves, insetos e pequenos animais (vide o caso dos gambás na Redenção) dos até então locais verdes. Tudo em nome de uma “cidade do futuro”, uma “cidade turística”, uma “cidade adensada”.
É preciso acordar antes que seja tarde e mudar essa ideologia que nos matará em breve tempo. Porto Alegre não pode continuar a se de uns poucos. E não basta não reeleger o mandalete ou quem venha em seu lugar (seu vice, que pode ser até pior, ao que tudo indica), temos que eleger vereadores comprometidos com uma Porto Alegre saudável e inclusiva, voltada para a imensa maioria que hoje está sendo excluída.
Chega de uma Câmara de Vereadores tomada por vendilhões da cidade, que aprovam toda a destruição em curso na cidade.
https://www.escosteguy.net/a-china-e-paris-verdes-e-a-porto-alegre-devastada/https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/08/china-quer-ter-uma-cidade-inteira-coberta-por-arvores-veja-fotos-e1500343377897.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/08/china-quer-ter-uma-cidade-inteira-coberta-por-arvores-veja-fotos-e1500343377897-150x150.jpgE aí, PrefeitoChina,Paris,Porto Alegre,Revolução verde,Sustentabilidade,VerdeXi Jinping, presidente da China, disse, certa vez, que 'Montanhas verdes e água limpa são iguais a montanhas de ouro e prata'. Estava, em 2013, lançando a campanha para tornar a China verde. Os resultados são visíveis (aqui e A Pequim Azul). Ainda, em discurso na ONU, em 2020,...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy