XXIV – I – III EL

Vigésimo Quarto Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula

Organelas. Algo que só serve para atrapalhar a vida dos estudantes. (desista agora de ler, ainda é tempo…)

Em 3 de dezembro de 2018, a ONU estabeleceu o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Eduação.

Alguém aí, em sã consciência e sem consultar o Google, lembra, por exemplo, o que é um Retículo Endoplasmático Rugoso?

Não, né?

Pois então. A questão é a educação no Brasil. Formal, familiar, religiosa e, também e por que não, a das ruas.

Ah, Retículo Endoplasmático Rugoso é uma organela. Agora vai no Google.

O tema é motivo de reclamações eternas: pra que obrigar estudantes a decorar um monte de besteiras que jamais usarão para o resto de suas reencarnações?

Existem pouco mais de 8 bilhões de seres humanos na Terra. Somente a esses “pouco mais” pode interessar estudar as organelas. Biólogos e galera das ciências médicas. Pro resto? Só serve pra cair em prova e rodar aqueles que não decoraram o conceito.

Sim, é pura decoreba. Creio não exagerar que mais de 50% dos conteúdos ensinados no ensino fundamental só servem para decorar para provas. Mais nada.

Esse é o conceito de esdução no Brasil. Essa é a organização da educação no Brasil: obrigar as pessoas a estudarem conteúdos que jamais utilizarão. E que sequer se justificam sob o argumento de que “ajuda no desenvolvimento”, ou que “ajuda a pensar” ou, ainda, que formará bons cidadãos.

Certas matérias deveriam ter apenas um semestre no primeiro ano, com uma visão geral. E oferta, ao longo dos demais anos, de forma opcional, no contraturno para aqueles que realmente tenham inclinação para o estudo. Quer ser biólogo? Vai estudar sozinho ou com a ajuda de um mentor. E deixa os demais livres dessa praga.

É só Biologia? Não. Coloca junto no saco a Química. De que adianta saber quantos mols tem em um litro de água? Vai ajudar a matar a sede? Quer estudar Química? Vai estudar sozinho ou com a ajuda de um mentor. E deixa os demais livres dessa praga.

Não sou contra essas ciências, apenas que não há razão para milhões de estudantes se verem compelidos a decorarem coisas absolutamente inúteis.

Repito: mais de 50% dos conteúdos da educação no Brasil são absolutamente inúteis para mais de 98% das pessoas.

Física e Matemática também possuem conteúdos inúteis. Quer estudar Fìsica ou Matemática? Vai estudar sozinho ou com a ajuda de um mentor. E deixa os demais livres dessa praga.

O primeiro ano deveria ser uma espécie de básico: conceitos gerais das disciplinas. A partir daí o aluno escolhe por onde quer seguir. Quer fazer Letras? Ótimo, nunca mais vai ver Física, Química, Biologia, Matemática, Geografia; nunca vai saber que existiam as ervilhas de Mendel e, menos ainda, sobre a Regra de Sarrus (vai no google, vai).

É possível mudar? Sim, é possível. Lembro que no meu tempo tínhamos que decorar os afluentes do Amazonas. Por margem. E era zero se não soubéssemos. Com o tempo, isso mudou. Hoje ninguém mais ensina os afluentes do Amazonas. Quem quer saber vai no Google. E garanto: não precisa saber para nada, absolutamente nenhuma falta isso faz na vida das pessoas.

Dentre tantas razões importantes para a evasão escolar, essa tem seu peso, pois desestimula os estudantes

A educação precisa ser orientada. De nada adianta criarem as “trilhas” se continuam obrigando os estudantes a que decorem coisas inúteis.

E as organelas? Passei 50 anos sem precisar delas e mesmo sem me lembrar que exisitiam. Fui rever quando minha filha precisou estudar organelas para uma prova. E ela nunca mais vai ver isso na vida.

Precisamos rever o conceito de educação no Brasil. Mas quem sou eu pra falar sobre isso, né? Se sequer me lembrava das organelas…

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/01/Dia-Internacional-da-Educacao.jpeghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/01/Dia-Internacional-da-Educacao-150x150.jpegLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoBiologia,educação,Física,Geografia,Matemática,organelas,QuímicaXXIV - I - III EL Vigésimo Quarto Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula Organelas. Algo que só serve para atrapalhar a vida dos estudantes. (desista agora de ler, ainda é tempo...) Em 3 de dezembro de 2018, a ONU estabeleceu o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!