O Natal do Faça!
Este é um post coletivo. Fruto do debate, aqui no Faça a sua parte, sobre como poderíamos pensar em um Natal que nos aproximasse da natureza e ao mesmo tempo valorizasse a confraternização, com o resgate de valores talvez sublimados pelo consumo de presentes industrializados.
Vinte e cinco de dezembro não é uma data do Calendário Verde do Faça. Mas deveria ser. Até não muito tempo, essa época era admirada e comemorada pela humanidade como um símbolo do renascimento, momento em que o Sol, em seu ponto mais longínquo de nós, retornava de sua longa caminhada pelo céu. Parte da natureza, enquanto isso, aproveitava para descansar, para proteger-se do frio; para proteger suas sementes. A outra parte colhia a transbordante energia de um Sol que estava bem acima de nós. E parte da humanidade também se recolhia, e no recolhimento integrava-se, regojizava-se confraternizando. E parte da humanidade também transbordava, integrava-se, regojizava-se confraternizando. E os homens do norte e os homens do sul davam-se presentes da natureza, para lembrar que era uma época de alegria, de estarem próximos, uns aos outros, no frio ou no calor, confraternizando.
Hoje estamos afastados desse tempo. Vivemos no tempo do consumo, do consumo desenfreado de produtos industrializados, do consumo do 1,99 e dos produtos importados que trazem em si um enorme prejuízo para a natureza. Onde o ostensivo tem mais valor que o simples, o simples feito com as próprias mãos, com materiais que estão bem ali, na nossa frente.
Esse post não é um convite para uma blogagem coletiva. É um convite para um renascimento. Renascimento da confraternização como símbolo da nossa união com a natureza; com o frio e com o calor, com os presentes feitos da natureza. Queremos, sim, como ate não muito tempo se fazia, dar presentes da natureza. Presentes que digam a todos os que nos rodeiam o quanto ainda devemos ser gratos a esse Sol que vai e vem; a essa natureza, sempre exuberante, tanto no recolhimento das sementes quanto esplendor das suas flores e folhas.
Queremos saber que sugestões você teria para presentear seus parentes, amigos, colegas, enfim, a todas aquelas pessoas que você costuma presentear no Natal.
A campanha do Natal do Faça é bem simples: escreva um post no seu blog com dicas de como presentear de forma ecológica. Se não tiver blog, deixe a sua dica nos comentários.
Os participantes concorrerão ao sorteio do livro “Seis Graus: o aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe“, do renomado ambientalista Mark Lynas. (veja aqui detalhes sobre o livro e, inclusive, um trecho).
O sorteio é aberto a todos, inclusive aos membros do Faça a sua parte. No dia 24 de dezembro, os nomes dos participantes serão escritos em pedaços de papel e colocados em um recipiente. Um será retirado. O sorteio será filmado e o filme disponibilizado para quem quiser. No dia 25 faremos um post anunciando o vencedor e republicaremos o seu post. No mesmo dia 25 entraremos em contato para enviar o livro.
ATENÇÃO: sorterio realizado. Amanhã, 25, publicaremos o resultado.
Já estão participando do sorteio:
- Maffalda
- Maurício Kanno
- Mahai
- Glenda Dimuro
- Paula
- Junior
- Carol
- Letícia Coelho
- Meire
- Flavia Sereia
- Carlos Hotta
- Taís Vinha
- Sonia Horn
- Cristiane Amarante
- Luma
- Luiza S. Coelho
- Marina
- Projeto Jogo Limpo
- Felipe Rocha
Estão participando, mas não do sorteio:
https://www.escosteguy.net/o_natal_do_faca/ações práticasarte verdecampanhadataseducação ambientalFaça a sua partemobilizaçãoEste é um post coletivo. Fruto do debate, aqui no Faça a sua parte, sobre como poderíamos pensar em um Natal que nos aproximasse da natureza e ao mesmo tempo valorizasse a confraternização, com o resgate de valores talvez sublimados pelo consumo de presentes industrializados. Vinte e cinco de dezembro...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Postei como parte da blogagem coletiva sobre consumo consciente.
Vale?
http://lablogatorios.com.br/rastrodecarbono/?p=1254
Acabei de postar minha proposta mas, como membro do Faça a Sua Parte, abro mão da participação no sorteio.
Abração
Já fiz meu post, achei a promoção muito bacana. parabéns
http://www.decolando.net/blog/2008/12/17/como-presentear-de-forma-ecologica/
Uma postagem no Agonia.
Mas, como membro abro mão da participação no sorteio.
Abs…
Uma postagem no Agonia.
Mas como sou membro abro mão da participação no sorteio.
Abs,
Adorei a iniciativa! Como estou de férias no Brasil e não sei se terei tempo de postar algo legal, fica aqui a minha dica: usem menos embalagens! Papeis, plásticos, fitas e afins… o lixo produzido depois de uma “abertura de presentes” é imenso! Sei que o, prazer de rasgar tudo pra ver o que tem dentro é ótimo, mas que tal usar a criatividade para inventar novas formas de prazer? Esconder pela casa, por exemplo…como os ovinhos do coelhinho da Páscoa? Um beijão e boas festas! 🙂
Minha dica deste natal> evitar presentear.
Hã uma campanha familiar do nao-presente, estímulo a presentes caseiros e úteis (desejados e necessários).
Evitra de comprar qualquer tralha para dar o que a pessoa deseja, muitas vezes com a articulação entre familiares.
PAra nosso filho optamos por dar o que ele quer MESMO. Avós entraram numa campanha e ele irá ganhar o que quer.
Perde-se o elemneto surpresa, mas perde-se elemntos sobrantes.
Tias, amigos, alguns sem filhos da faixa etária tendem a errar (e feio) com presentes para crianças.
Para guris aparecem caminhões luminosos, escandalosos, que funcionam somente na noite de natal.
A maiors parte dos excessos não é perdida, vira presente no natal seguinte. Este ano as sobras de 2008 (e natal 2007) foram para Santa Catarina. Já devem estar divertindo alguma criança por lá.
Oi! Gostei da proposta, então publiquei uma seleção de links em um novo post no meu blog, inclusive anunciando a minha nova animação-documentário ambiental, ainda inédita na rede.
Bem, copio aqui:
“Que tal um Natal de respeito pelo meio ambiente e pelos animais?
O Natal costuma ser uma data para pensar em paz, amor, renascimento… assim como o Ano Novo. Assim, que tal dar uma olhada nos links abaixo, e refletir sobre o que você pode fazer no seu dia-a-dia para melhorar o mundo em que vivemos?
– Minha animação-documentário produzida em Flash no Japão, “Por Trás do Rebanho”:
http://math-info.criced.tsukuba.ac.jp/~mauricio.kanno/
– Artigo no site Akatu da jornalista Jaqueline Ramos, “Os Impactos da Alimentação para o Meio Ambiente”:
http://www.akatu.org.br/central/opiniao/2008/os-impactos-da-ali
– Entrevista na revista Época do biólogo Sérgio Greiff, “Vegetarianismo a Favor do Meio Ambiente”:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74465-5856-421,00-V
– Relatório da FAO/ONU, “Livestock’s Long Shadow”:
http://www.fao.org/docrep/010/a0701e/a0701e00.htm
– Dossiê da Sociedade Vegetariana Brasileira, “Impactos sobre o Meio Ambiente do Uso de Animais para a Alimentação”:
http://svb.org.br/vegetarianismo/downloads/livros/index.php
Nossa, que fácil! O meu post já está escrito, porque meu aniversário também é por esta época.
Vejam aqui o que eu quero ganhar de presente, que também é como presenteio as pessoas de quem gosto…