jânio-collor-marina

Marina é pior!

E por uma simples razão: Marina é atual, teve a oportunidade de aprender com os erros de Collor e Jânio.

Mas será que apenas Marina teve essa oportunidade?

Não, claro que não!

Há uma, ou mais de uma, geração que foi abandonada tanto pelo PT quanto pelo PSDB.

2013 e o que segue, a par dos especialistas em análise social, nada mais foi – e segue sendo – tão somente resultado de um abandono.

E todo abandono tem por consequência o aparecimento de algum “salvador da pátria”. Um Jânio, um Collor e, agora, uma Marina.

PT, PSDB e o próprio PSB (que vai desaparecer caso a Marina vença as eleições) colhem apenas o que deixaram de plantar, ou seja, colhem o inço.

Marina é pior porque repete, e repete novamente, uma fórmula que, infelizmente, agrada até adultos descontentes com a própria vida, os que freudianamente jogam a culpa de todas as frustrações na “mãe Dilma” e no “pai PT”.

Há uma geração que diz não querer cometer o mesmo erro novamente. São os que se dizem “traídos” pelo PT. Acusam o PT de ser tão corrupto quanto os demais. Sucumbem aos apelos da mídia oligárquica.

Mas há uma geração que nunca cometeu um erro. É uma geração que diz aos pais: deixem que eu aprenda com os meus erros. Vocês cometeram os seus. Se agora for a minha vez, é a minha vida.

Marina aproveita-se disso. Aposta no discurso da NOVA POLÍTICA, consciente de que “nova” quer dizer apenas “novos inocentes”. Inocentes que não conhecem a história. E não que não queiram conhecer; não conhecem porque nasceram e cresceram sob a dominação de uma mídia que os moldou – e molda – na literal ignorância política.

Jânio foi fruto de um período, Collor também. Jânio é fruto de um tempo mal resolvido; fruto da Era Getúlio. Jânio foi a porta que se abriu para a culminação de um processo: a tomada do poder pela direita mais radical que já existiu no Brasil. Jânio entregou o Brasil ao que de pior existia: uma elite civil que comandava uma elite militar.

Collor idem. Collor representou o retorno de parte daqueles que haviam perdido o poder: a direita civil. Collor foi o fruto civil da Era da Ditadura.

Marina não é fruto de nada, a não ser dela mesma.

Jânio e Collor foram alçados a salvadores; Marina está sendo…

Não é justo comparar Marina com Collor ou Jânio.

Marina é pior, por tudo que representa e por tudo e todos que a mantém…

A “geração 2013” tem uma oportunidade. Os “desiludidos também: a oportunidade de não cometer erros pensando serem “erros novos”…

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoMarina é pior! E por uma simples razão: Marina é atual, teve a oportunidade de aprender com os erros de Collor e Jânio. Mas será que apenas Marina teve essa oportunidade? Não, claro que não! Há uma, ou mais de uma, geração que foi abandonada tanto pelo PT quanto pelo PSDB. 2013 e o...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!