suzane

A lei é fruto da moral. A moral é árvore da floresta sociedade. A floresta sociedade é fruto do tempo.

O que parece não ter dimensão é o julgamento moral que fazem as pessoas.

A lei, uma vez posta, deve ignorar a árvore da moral, até que a floresta sociedade amadureça para mudar os frutos que suas árvores produzem.

A lei vale para todos, dizem os ferrenhos defensores da democracia. Do mais humilde ao mais digno representante do Poder Judiciário.

A lei vale para Suzane von Richthofen, como vale para os milhares de outros criminosos Brasil afora.

A lei e a moral não são regidas, por definição, por princípios individuais das árvores, mas por princípios da floresta. Vale dizer: o vento que sopra em uma, sopra em todas.

Que razão há para a mídia oligárquica noticiar que Susane passará a cumprir a sua pena em regime semi aberto em detrimento de noticiar que outros tantos milhões de presos também adquiriram – NAS MESMAS CONDIÇÕES OBJETIVAS – o direito?

Só uma: fazer mais importante o julgamento moral. À mídia importa criar uma sociedade que julgue o que moralmente lhe interessa.

O fim? Criar uma moral onde a lei seja derivada da moral que eles querem que seja a moral da sociedade. Ou seja, onde o julgamento moral seja determinado por ela.

Se Suzane cumpriu os requisitos legais, que seja feita a progressão da pena.

Tanto quanto seja feita a progressão do José Dirceu, do José Genoíno e dos demais não famosos…

A lei se pauta pela “intensidade” moral do crime, mas uma vez cumprida a pena legal, a pena moral deve recuar também.

Sob pena de perdermos o rumo legal e moral. Porque o do julgamento moral já perdemos há bastante tempo…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoA lei é fruto da moral. A moral é árvore da floresta sociedade. A floresta sociedade é fruto do tempo. O que parece não ter dimensão é o julgamento moral que fazem as pessoas. A lei, uma vez posta, deve ignorar a árvore da moral, até que a floresta sociedade amadureça...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!