Dilma e os copos
Sou cotidianamente acusado de ser um otimista incurável, daqueles que sempre dá um jeito de ver o copo ao menos meio cheio, mesmo quando ele está quase vazio. E isso porque a diferença entre ser “meio cheio” e ser ” meio vazio” é apenas uma questão de ação, de atitude.
Há quem, por natureza ou formação, fique estagnado diante de qualquer copo. Precisam de outros para se mexerem na vida. Podem até dar resultados excelentes quando mexidos, mas não saberiam fazer nada sem o empurrão.
Há os que, vendo o copo meio vazio, entram em depressão. São capazes de agir por conta própria, mas a ação se resume à depressão. O mundo acabou para eles. E daí começam a repetir mantras negativos, tipo o antigo bordão da hiena “Oh! Dia! Oh! Vida! Oh! Azar! Eu sabia que não ia dar certo” (para os mais jovens, pesquisem por Lippy the Lion & Hardy Har Har no Google).
Há os que se aproveitam desses dois. A mídia e a oposição andam jogando pesado com eles. Um verdadeiro bombardeio de copos vazios ou meio vazios. Fazem os primeiros se mexerem e aprofundam a crise depressiva dos segundos.
Aproveitam-se, a mídia e a oposição, que o terceiro tipo não pode, ainda, fazer muita coisa para mostrar que o copo seguirá cheio.
Dilma está nesse grupo mas não pode fazer nada. Lula idem. E por quê?
Porque qualquer movimento agora é dar munição para a mídia e para a oposição.
Já tivemos diversos exemplos e o mais recente foi o pronunciamento do Dia do Trabalho. Partidos ingressaram com ação no Superior Tribunal Eleitoral alegando que o pronunciamento teria sido um “discurso de campanha”.
Dilma é constantemente atacada não apenas como presidenta, mas principalmente como candidata.
E ela não pode fazer nada. Deve ficar quietinha cuidando dos assuntos do Brasil. Afinal, ela é só presidenta.
Hipocrisia que nosso sistema eleitoral permite aos que não são ocupantes de cargos executivos.
Com Lula o ataque tem sido bem pior: distorcem falas e perseguem-no de forma implacável. Qualquer apoio mais estridente dele para a Dilma será combatido da forma mais vil que a mídia e a oposição sabem ser capazes.
Ambos – e o PT também – não podem fazer muita coisa por uma simples razão: não estamos ainda no período oficial de campanha.
Mas isso só vale para a Dilma, o Lula e o PT, pois todo o resto pode fazer a campanha fora do período legal à vontade, pois não são governo!
Por isso vejo o copo cheio, mesmo que com os devidos cuidados que um copo cheio merece: quando a Dilma e o Lula entrarem de vez – e oficialmente – na campanha, a conversa será outra! Quiçá o PT, que também anda sob fogo cerrado, se liberte e volte a ser o que foi em um passado glorioso.
Enfim, não é por outra razão que o ataque da mídia e da oposição tem sido intenso nesse período pré campanhas oficiais: sabedores de que a Dilma e o Lula pouco podem fazer contra, pretendem destruir o máximo que puderem antes que ela, e Lula, tenham liberdade para mostrar o copo cheio.
Sou otimista: ela recupera o que terá perdido até lá!
https://www.escosteguy.net/dilma-e-os-copos/O ChatoSou cotidianamente acusado de ser um otimista incurável, daqueles que sempre dá um jeito de ver o copo ao menos meio cheio, mesmo quando ele está quase vazio. E isso porque a diferença entre ser 'meio cheio' e ser ' meio vazio' é apenas uma questão de ação, de...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy