Para que serve um “Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística”?
Bandidos possuem um código de ética. É o mais eficiente e eficaz código do mundo. Não está escrito em lugar algum, mas aí de quem não o respeite.
Códigos de ética, escritos, jamais poderiam ser auto declarados. O papel, como sabemos, aceita qualquer rabisco. Uma corporação, quando se forma, a primeira providência que toma é escrever o código que será usado para se defender. E tomará isso, erga omnes, como lei.
Mal comparando, é como se a raposa estabelecesse o código de ética do galinheiro. Diria a raposa, no código: “não comerei as galinhas porque escrevi que não as comerei”. E, depois de se fartar, mostraria a todos não as penas que sobraram, mas o seu “código de ética”, pois tem certeza de que boa parte das galinhas de boa vontade acreditariam.
A RBS se utilizar de um código escrito por ela, para se defender, chega a ser piada de mau gosto!
Esse é o nível que a RBS pensa que temos. O pior, no entanto, é que ela sabe que tem muita gente com esse nível. Por isso segue fazendo o que faz: escrevendo “códigos”…
(imagem: Bernardo Jardim Ribeiro, Sul21)
https://www.escosteguy.net/para-que-serve-um-guia-de-etica-e-autorregulamentacao-jornalistica/O ChatoBandidos possuem um código de ética. É o mais eficiente e eficaz código do mundo. Não está escrito em lugar algum, mas aí de quem não o respeite. Códigos de ética, escritos, jamais poderiam ser auto declarados. O papel, como sabemos, aceita qualquer rabisco. Uma corporação, quando se forma, a...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy