Os 10 mais verdes do Brasil
O Blog do Planeta, blog sobre meio ambiente da Revista Época, elegeu “Os dez melhores sites verdes do Brasil“.
O Faça a sua parte foi um dos dez escolhidos. Um blog com pouco mais de um ano de existência. Para nós, esse é um testemunho de que nosso caminho possui um coração, como disse Carlos Catañeda1, em seu livro Os Ensinamentos de Dom Juan:
“Qualquer caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum – para si mesmo ou para os outros – abandoná-lo quando assim ordena o seu coração. (…) Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias… Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui importância alguma.”
Não tivemos, cada um de nós, colaboradores do Faça a sua parte, dúvidas em abandonar um caminho que não tinha um coração. O caminho do egoismo. Sim, porque quem não compartilha com a natureza apenas suas necessidades, e com isso a destrói, é egoísta.
Todos nós, colaboradores do Faça a sua parte, tentamos, ao longo da vida, vários caminhos. E todos fizemos – cada um a si mesmo – a pergunta: qual caminho, para que eu possa ajudar na conservação do meio ambiente, possui um coração?
Esse caminho foi criar o Faça a sua parte (para efeitos de registro histórico, o Faça a sua parte nasceu em três corações: Ana Paula, Allan e Lucia Malla) ou dele participar. E tem sido com o coração que continuamos a nos dedicar a ele.
E é do nosso coração – do coração do Faça a sua parte e do coração de tantos quantos sentem o meio ambiente onde vivem – que a natureza depende. Não da razão. A razão nos engana, nos ajuda a encontrar desculpas e saidas para tudo o que fazemos.
Se usamos sacolas plásticas é porque precisamos delas para colocar o lixo. Não separamos esse mesmo lixo porque o caminhão vai misturar tudo, então pra que separar? Não vamos de ônibus para o trabalho porque nos faz acordar mais cedo; não fazemos isso porque aquilo… E por aí vai. Assim é a razão.
O coração não! O coração nos diz que qualquer outro caminho, que não seja a defesa incondicional da natureza, não possui importância alguma. E assim é, porque qualquer outro caminho nos levará, fatalmente, a auto destruição. Quer queiramos ou não!
Mas toda regra tem sua exceção. A razão também tem a sua. E a nossa razão é a razão da cooperação. Da compreensão de que não estamos sozinhos e de que tudo depende das relações que estabelecemos com os demais. Mais, como diz o Flavio2, não se trata de SE estabelecemos relações, mas COMO estabelecemos essas relações. E o COMO se traduz no coração do blog: faça a sua parte. Cooperação. Do obrar juntos, cada qual fazendo o que lhe é próprio, nasce o todo. Nasce a conservação da natureza. E nasce um caminho com coração.
E é com o coração que agradecemos a escolha do Blog do Planeta. E é aos corações que queremos conquistar para a causa do meio ambiente.
1Copiado do livro “O Tao da Física”, de Fritjof Capra.
2Em pvt.
https://www.escosteguy.net/os_10_mais_do_brasil/Faça a sua parteUncategorizedO Blog do Planeta, blog sobre meio ambiente da Revista Época, elegeu 'Os dez melhores sites verdes do Brasil'. O Faça a sua parte foi um dos dez escolhidos. Um blog com pouco mais de um ano de existência. Para nós, esse é um testemunho de que nosso caminho...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Se a bíblia é a “palavra de Deus”, se a mesma “condena o Espiritismo”, se a Igreja Católica, é a “única representante de Cristo na Terra”, se o “papa” é “infalível”.
Porque então que com todos estes recursos, para a defesa da Igreja Católica, os seus bispos optaram, pelo assassinato do bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto?
O Bispo Católico Dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo do Nordeste, deu uma entrevista ao porograma Espiritismo Via Satélite. Programa este apresentado pelo senhor Alamar Régis Carvalho. Durante a entrevista, Dom Aldo disse, li Paulo e Estevão, (obra psicografada por Chico xavier) quem não leu não sabe o que está perdendo. Estive com Chico Xavier e me vi diante de um santo. Durante um encontro do CNBB, em Santa Catarina, um bispo pediu satisfação a Dom Aldo, sobre a referia entrevista. Os ânimos se exaltaram, então os bispos disseram (haviam cerca de quinhentos bispos). Nós tiramos a reencarnação da Bíblia. Precisamos rever esta tese. Nós tiramos a mediunidade da Bíblia. Precisamos rever esta tese. Entusiasmado com o fato, o Senhor Alamar promoveu com o auxílio da USE, União das Sociedades Espíritas, O 1° Encontro Espírita do Estado de São Paulo ENCOESP. Encontro este que seria realizado, em Janeiro de 2001 no Anhembi. Estes mesmos Bispos pretendiam fazer, uma reforma no Cristianismo, a partir do Brasil, e apresentar ao mundo o Espiritismo, com sendo o Cristianismo redivivo. O senhor Alamar disse inclusive, que os espíritas que fossem ao encontro, ficariam surpresos. Pois o Anhembi estaria lotado de bispos da igreja católica, pois participariam do evento, bispos do Brasil e do mundo. Estavam convidados para serem os palestrantes, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, o padre José Linhares Pontes, que é ou era deputado federal pelo Ceará, e o pastor protestante Nehemias Marien. Só Dom Aldo Pagotto não pode ir. O motivo pelo qual Dom Aldo não pode comparecer, foi que trinta por cento daqueles bispos, que estavam no encontro do CNBB em Santa Catarina, disseram: Se for para a acabar com a Igreja Católica, vai ter sangue no Anhembí. Ameaçando assim matar a tiros de metralhadora Dom Aldo Pagoto, caso ele compareçesse ao evento. Houve uma reunião de emergência, pensaram ou em chamar a polícia, ou avisar a imprensa. Foi decidido então que era cedo, para os bispos fazerem tal afirmativa, a respeito da doutrina espírita. O Dom Aldo recuou, e o evento não aconteceu da forma como havia sido previsto. O senhor Alamar Régis Carvalho é hoje presidente da Rede Visão de TV.
Que alegria, gente. Parabéns a todos vcs pelo excelente trabalho.
Beijos
Pois é,Afonso
“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos”. Não basta dizer ‘eu te amo’, se com ações não o demonstramos. É no dia-a-dia que temos de colocar em prática essas ações, não porque está na moda, ou porque quero ser ecologicamente correto, mas porque é assim que tem de ser. mesmo que o ambiente tivesse recursos infinitos, mesmo assim teríamos o dever de cuidar dele.
Parabéns a todos nós e que o nosso Faça consiga mudar atitudes, e não apenas idéias.
abraço, garoto
Nossa, Afonso… até me arrepiei depois de ler esse texto. Lindíssimo! Parabéns a todos, colaboradores, leitores e amigos que fazem parte desse coração enorme pela Terra. 🙂
Sábias palavras, profeta de Orphalèse. Gostei também da referência ao livro “O Tao da Física”, é um de meus livros de cabeceira.
Abraços.
Passei a acessar o blog depois q li no blog da época e realmente, é mto bom!!
abraços e sucesso
Meu caro Chato…
Realmente tens razão quando comentas e agradeces pelo Faça a Sua Parte estar entre os 10 mais.
Não foi escolhido à toa.
Estar neste meio significa que iremos, paulatinamente, estabelecendo relações em como e se trabalhar pelo bem estar, nosso e de nossos parceiros, visíveis e invisíveis, atuantes ou não, vivos ou mortos.
Será que estar nesta relação fará com que tenhamos mais responsabilidade perante a opinião de poucos (ainda) e que tenhamos que aumentar a “rede Faça” para melhorar aquilo que nos cerca?
De minha parte, sim. Aqui, na Amazônia ou em São Paulo estaremos atentos a destruição, às pequenas ações que nos incomodam e que podem ser mudadas, mesmo que não sejam através de atitudes corajosas (rs..rs..), mas de palavras amenas e sinceras.
E neste meio (Faça) tenho certeza que não nenhum que não esteja preocupado em contribuir para que tenhamos um AMBIENTE, mesmo que ainda se tenha que fazer muito nos próximos séculos (acredito piamente que não teremos um final infeliz), através de nossos descendentes e alunos.
Abs.
clap clap clap clap