Criatividade e tecnologia: a salvação?
O mais esperançosos creditam à ciência e à tecnologia a salvação do meio ambiente. Dizem eles que a humanidade sempre soube descobrir maneiras de resolver seus problemas e que, assim, não haverá fim para a espécie humana, sendo a criatividade o fator mais importante a contribuir para isso. Criatividade, diga-se de passagem, inesgotável. Pensam eles, os esperançosos!
Se olharmos para os momentos decisivos, na linha de evolução da espécie, é até possível dar razão aos mais esperançosos. A dupla Arthur C Clarke e Stanley Kubrick tornou paradigmática a cena onde um macaco, após “descobrir” a utilidade de um osso como arma, lança-o ao alto para transformar-se na nave de “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968).
A linha que une esses dois pontos – sempre acompanhada pelo monolito, ao longo dos milhões de anos ali sintetizados – começa na criatividade e termina na tecnologia.
Os egípcios resolveram seus anseios por uma vida eterna com criatividade e tecnologia: construiram as pirâmides. A essa mesma forma, a criatividade das civilizações centro-americanas deram outro destino: o domínio da astronomia e do tempo. A criatividade e a tecnologia se encarregaram, também, de colocar um fim a essas e a tantas outras civilizações.
A humanidade vê-se, mais uma vez, diante de um desafio. Não saberia dizer, agora, se o maior de todos ou se apenas mais um. O fato é que não podemos deixar de dar créditos à criatividade e para sua capacidade de desenvolver a tecnologia necessária para a sobrevivênca da nossa espécie. Ah! Os mais esperançosos que o digam.
Pois então! Recebi, hoje, um mail com o seguinte título:
Primeira usina flutuante gera energia a partir do movimento das ondas
Desconhecia por completo a existência desse projeto. O título é atraente por si só. O mar balança suas ondas desde que o mar é mar, há zilhões de anos. E de graça!
Abro o link e leio. Vejo as fotos, o filme, a animação. Putz, a minha talvez pouca fé na criatividade e na tecnologia balança. Não estarão erradas as Sagradas Escrituras, quando dizem que “do pó viestes, ao pó voltarás!”? Não seria mais correto dizer “do pó viestes, ao mar te voltarás!”?
Criatividade e tecnologia serão a salvação?
Fotos: Cidade Internet – http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/2001/2001.htm
Notícia: IDG NOW – http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/03/23/idgnoticia.2007-03-22.2729895286
https://www.escosteguy.net/criatividade_e_tecnologia_a_sa/águaciênciaFaça a sua parteprojetostecnologiaO mais esperançosos creditam à ciência e à tecnologia a salvação do meio ambiente. Dizem eles que a humanidade sempre soube descobrir maneiras de resolver seus problemas e que, assim, não haverá fim para a espécie humana, sendo a criatividade o fator mais importante a contribuir para isso. Criatividade,...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy
Olá,Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido. Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx/
A criatividade e a força que fazem o homem avançar na busca da sobrevivência são incontestáveis, e muito bem ilustradas neste filme. O problema é que muitas vezes uma solução encontrada se torna um outro problema, pois é usada como arma contra os próprios semelhantes. Quanto à usina baseada na maré, é genial, tomara que outras iguais apareçam.
Impressionante como quando a ciência decide afrontar um problema as alternativas afloram. Tomara que essa corrida pela melhor solução não termine tão cedo.
Olá,Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido. Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx