números primos

Entre pares e ímpares, prefiro os primos.

São os que, de longe, melhor exprimem o que somos: egoístas. Nunca dividem, a não ser consigo. E dividir por um dá no mesmo. Aliás, dividir por um é mera retórica matemática, pois todos os números são divisíveis por um.

Do que resulta dizer que a matemática é a ciência da solidariedade. E daí, por conclusão óbvia, a razão que tem a maioria em detestar a matemática.

Com razão, é claro! Imagina uma ciência que tem, como uma das suas propriedades fundamentais, algo que chama de “distribuição”. Quem não conhece a famosa propriedade da multiplicação?

Pega-se um monte de pobres e dá-se uma bolsa-família. O que acontece? Multiplicam-se!

Com primos não! Com primos não há distribuição. Dividem apenas entre si. Primos sempre serão o último grau de fatoração. Mesmo quando são dois, pois dois é primo.

Por isso adoro primos. Primo é ímpar e, quando convém, é par (até no divórcio).

Números primos têm sido a cara da sociedade brasileira. Levados ao infinito, somos a maioria.

Venceremos. E o Brasil aceitará, definitivamente, que a matemática sempre esteve errada ao considerar, como operações fundamentais, a divisão e a subtração.

E dia chegará que a propriedade da distribuição será eliminada dos livros…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoEntre pares e ímpares, prefiro os primos. São os que, de longe, melhor exprimem o que somos: egoístas. Nunca dividem, a não ser consigo. E dividir por um dá no mesmo. Aliás, dividir por um é mera retórica matemática, pois todos os números são divisíveis por um. Do que resulta dizer...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!