dilma-programa-jo-soares

Houaiss conceitua “idiota” como uma “pessoa que carece de inteligência, de discernimento; tolo, ignorante, estúpido, imbecilizado”.

Sempre achei que chamar uma pessoa de idiota fosse uma ofensa. Hoje já penso diferente, pois idiota é uma mera condição normal de algumas pessoas, não constituindo, portanto, ofensa a mera constatação de uma condição de vida.

Aliás, o número de idiotas vem crescendo de uma maneira assustadora nesse país. Desde ontem, após a entrevista que a presidenta Dilma deu para o Jô Soares, houve um surto de idiotice.

Vi um sem número de manifestações contrárias, quase todas alegando que Jô Soares obteve dinheiro público para a peça “Troilo e Cressida” (Shakespeare) (detalhes do financiamento aqui:http://novosalic.cultura.gov.br/cidadao/dados-projeto…)

Jô Soares produz Shakespeare. E conseguiu R$ 1.957.910,00. O projeto (de 2014, portanto bem antes da entrevista) previa a entrega, grátis, de 1200 ingressos para “entidades assistenciais e escolas públicas da capital paulista”.

E o que dizer de Fernando Henrique Cardoso, que obteve R$ 6,2 milhões, por meio da Lei Rouanet (permite o abatimento do IR, isto é, é dinheiro que o governo deixa de arrecadar, portanto público. O próprio site do IFHC diz isso: http://www.ifhc.org.br/instituto/apoiadores/) para bancar sua própria história?

Sim, para digitalizar suas fotos de família, a coleção de reportagens e tudo o mais que a mídia publicou sobre ele e mais um tanto de coisas.

Para completar, surge a noticia de que Lula teria recebido dinheiro de uma empreiteira envolvida na Operação Lava Jato. Tudo isso após ter deixado a presidência da República. Ou seja, um cidadão comum que recebe pelo seu trabalho.

E, claro, a mídia “cai em cima”.

Daí a idiotice galopante. A falta de discernimento e a estupidez com que as pessoas passam a acusar Lula beira à ignorância. São tolos que acreditam em qualquer bobagem que a mídia divulga (e sabemos bem a razão da divulgação de matérias envolvendo Lula).

Enfim, idiotas. Houaiss tinha razão!

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoHouaiss conceitua 'idiota' como uma 'pessoa que carece de inteligência, de discernimento; tolo, ignorante, estúpido, imbecilizado'. Sempre achei que chamar uma pessoa de idiota fosse uma ofensa. Hoje já penso diferente, pois idiota é uma mera condição normal de algumas pessoas, não constituindo, portanto, ofensa a mera constatação de uma...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!