maioridade penal

A hipocrisia reinante em nossa classe política, amparada pelos votos hipócritas de parcela da população, age sempre segundo o manjado script: ataca as consequências para que não precise se preocupar com as causas.

Ou seja, os fins justificam os meios. Dar uma “satisfação” para seus eleitores justifica a tentativa de antecipar a maioridade penal. Tudo o mais é ignorado. Como, por exemplo, os conhecidos exemplos de outros países onde a redução da maioridade penal não resultou em diminuição da criminalidade.

Ignora, também, a realidade da criminalidade: os presídios brasileiros são “Universidades do Crime” e não locais para ressocialização, como diz a teoria. Para adolescentes – mesmo aqueles que cometem homicídios – os presídios servirão de pós-graduação.

É sabido, no mundo inteiro, que somente o investimento social pode mudar índices de criminalidade, fazendo-os diminuir. Alimentação, escola, saúde, moradia, saneamento, trabalho. Uma criança que tenha tudo isso, terá poucas oportunidades de se dirigir ao crime.

Oportunidade. Essa é a palavra-chave. Todo adolescente se define diante das oportunidades que lhe são postas: a do crime só se torna mais forte na ausência das demais.

E para que jovens tenham outras oportunidades, nossos políticos de carteirinha em nada contribuem. Pelo contrário: podendo, tentam se opor ao que o governo faz nesse sentido.

É patente que nossos políticos não querem atacar as causas. Afinal, elas só costumam dar votos para os políticos dos executivos.

 

 

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoA hipocrisia reinante em nossa classe política, amparada pelos votos hipócritas de parcela da população, age sempre segundo o manjado script: ataca as consequências para que não precise se preocupar com as causas. Ou seja, os fins justificam os meios. Dar uma “satisfação” para seus eleitores justifica a tentativa de...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!