sinédoque

Sinédoque é uma figura de linguagem muito utilizada pela mídia oligárquica e repetida por todos os seus fiéis seguidores.

Consiste,dentre outras acepções, em tomar o todo pela parte. (é, também, associada à metonímia).

Tem sido muito aplicada quando a referência é o PT. Ouve-se falar que algum político do PT possa estar envolvido em alguma falcatrua e, pronto, a mídia oligárquica e as pessoas logo bradam “Fora PT”, “petistas corruptos”, “temos que acabar com o PT”, “o PT não presta”, “petralhas” e por aí vai.

Ninguém diz “fora fulano” ou “fulano é corrupto”.

O mais interessante, nessa técnica, é a seleção que a mídia oligárquica faz sobre qual “todo” quer atingir. Daí que somente as “partes” que lhe interessa são insistentemente divulgadas.

O que nos leva ao sofisma capital:

Fulano é corrupto.
Fulano e do PT.
Logo, o PT é corrupto.

E a uma forma de argumentação, também muito utilizada pela mídia oligárquica, que é a “petição de princípio”. Adota-se algo como verdade e daí se constrói o sofisma, que passa a ter, para a maioria das pessoas, ares de um perfeito silogismo:

Fulano é corrupto.
Fulano é do PSDB.
Logo, nada tem a ver com a corrupção.

Aqui, a petição de princípio é aceitar que o PSDB (ou DEM, ou outros…) e seus membros devem permanecer acima de toda e qualquer associação com a corrupção.

E por que esse tipo de postura da mídia oligárquica “cola”? Porque é de fácil aceitação pelas pessoas que foram por ela instruídas nesses 50 anos, desde a ditadura civil-militar que ela, a mídia, ajudou a construir.

Simples!

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoSinédoque é uma figura de linguagem muito utilizada pela mídia oligárquica e repetida por todos os seus fiéis seguidores. Consiste,dentre outras acepções, em tomar o todo pela parte. (é, também, associada à metonímia). Tem sido muito aplicada quando a referência é o PT. Ouve-se falar que algum político do PT possa...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!