ponto de mutação

“Após uma época de decadência sobrevém o ponto de mutação. A luz poderosa que fora banida ressurge.” (I Ching, 24 – Fu)

A direita brasileira, política, econômica, cultural e religiosa, luz poderosa que fora banida, ressurgiu com força em 2014. E parece encontrar a esquerda em plena decadência.

A eleição de um congresso mais conservador e a grande proximidade que Aécio Neves obteve em relação à Dilma, apontam claramente para esse ressurgimento.

A esquerda se fez refém de si mesma. Analistas apontam a inevitabilidade do fenômeno. Não haveria como governar sem compor e sem abrir mão de princípios, mesmo que em troca do poder de realizar os programas sociais, tão caros à esquerda.

A esquerda, comandada pelo PT, encastelou-se em governar e abandonou a “joia da coroa”: a ideologia. Ao abandoná-la, permitiu que a direita se fizesse presente nos jovens, nos decepcionados e, principalmente, nos “traídos”. Isso vale para as eleições majoritárias, que é onde mais os partidos defendem suas ideologias. As eleições proporcionais, em certa medida, são mais pessoalizadas. Vota-se na pessoa, quase que independente do partido a que pertença.

Todo o jogo da direita, bancado pela mídia oligárquica, começou com o julgamento da AP 470 e agora se mantém com a Operação Lava Jato. E por que obtém sucesso? Porque ideologicamente o PT tornou-se decadente. Ficou com medo de perder o governo e optou por não enfrentar a “luz poderosa que fora banida”.

Não por outra razão Luciana Genro cresceu. E crescerá ainda mais, mas talvez não o suficiente para derrotar o que fora banido.

2014 é o ápice: ou o PT faz o seu retorno ou, como sói acontecer nos pontos de mutação, cairá.

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO Chato'Após uma época de decadência sobrevém o ponto de mutação. A luz poderosa que fora banida ressurge.' (I Ching, 24 - Fu) A direita brasileira, política, econômica, cultural e religiosa, luz poderosa que fora banida, ressurgiu com força em 2014. E parece encontrar a esquerda em plena decadência. A eleição de...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!