Mateando com o Governador

Uma das explicações para a boa colocação da candidata Ana Amélia, nas pesquisas de intenção, tem por hipótese o fato de que muita gente desconhece o que o governo Tarso tem feito pelo RS. E desconhece porque a mídia oligárquica – de onde se origina a candidata – não faz questão de não mostrar.

Não concordo com essa tese. E prefiro outra hipótese para explicar a situação.

Apesar de abertamente partidária, a mídia gaúcha não se furtou a mostrar as realizações do governo. A questão é que também não se furtou de alardear questões que talvez não tenham sido resolvidas a contento da classe que a mídia defende.

Acontece aqui no RS o mesmo que acontece com o governo federal. O Manchetômetro.

É tão grande a quantidade de notícias ruins ou contra o governo, que eles até podem publicar todos os feitos do governo, que não fará diferença.

Esses dias publiquei um post sobre o conto do Machado de Assis, “O Segredo do Bonzo”, onde ele deixa claro que “se uma coisa pode existir na opinião, sem existir na realidade, e existir na realidade, sem existir na opinião, a conclusão é quedas duas existências paralelas a única necessária é a da opinião, não a da realidade, que é apenas conveniente.”

A mídia mostra opiniões cotidianamente; o governo mostra a realidade. Prevalece, claro, a opinião.

E aqui vemos uma falha da chamada esquerda: não dispõe de uma mídia para fazer chegar suas opiniões – e não a realidade – ao povo. Rádios, jornais e não internet. Jornais tipo os que a direita faz, Zero Hora, Diário Gaúcho, Metro, O Sul, que são todos jornais baratos e que atingem a maioria das pessoas de baixa renda. Pessoas que não tem internet para ler as mídias de esquerda. Pessoas que quase só têm tempo para ver televisão. E sequer falo do grau de formação intelectual…

Tanto faz para a mídia oligárquica noticiar os feitos do governo; ela faz chegar antes a sua opinião e suas manchetes.

A esquerda vive de pensar que o mais importante é mostrar suas obras, quando deveria se preocupar em construir mídias para mostrar suas opiniões…

O povo sabe o que o governo faz. Ele sente a mudança na pele; percebe que melhorou. Mas a realidade perde, quando confrontada com a opinião…

Ana Amélia e seu partido -e os demais da coligação – não possuem realidade alguma para mostrar. Pouco importa, pois eles mostram as opiniões… E com isso chegam ao patamar onde estão nas pesquisas.

Isso é tão verdade, que até a campanha da Dilma mudou e passou a emitir muito mais opiniões do que mostrar realizações. E com isso inverteu o quadro em que piorava.

Ou o Tarso e sua campanha mudam no segundo turno, ou as opiniões da mídia continuarão a vencer, pois seguirão sendo as únicas disponíveis…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoUma das explicações para a boa colocação da candidata Ana Amélia, nas pesquisas de intenção, tem por hipótese o fato de que muita gente desconhece o que o governo Tarso tem feito pelo RS. E desconhece porque a mídia oligárquica - de onde se origina a candidata - não...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!