dilma-edir

Sinto-me tentado a tecer severas críticas à presidenta Dilma.

Sinto-me tentado a perdoar a candidata Dilma.

Não quero me deixar cair em tentações. Livrai-me, consciência, desse mal.

Em um raso impulso de discriminação, não deveria aceitar que a presidenta do país comparecesse a eventos religiosos. De qualquer religião.

Devo confessar, no entanto, que não passei semelhante crise quando o Papa Francisco esteve no Brasil ou mesmo quando ela compareceu na “posse” de Bertoglio no cargo de Papa, no Vaticano.

Sinto-me tentado à critica generalizada aos evangélicos, talvez esquecendo que a imensa maioria apenas tem fé. Assim como o restante da imensa população brasileira, portadora de uma fé por vezes até inexplicável.

Comparecesse Dilma na inauguração de um terreiro, ou de uma nova catedral, ou a de uma sinagoga ou mesquita, quiçá ninguém se espantaria.

Há um fardo a ser carregado quando se é uma candidata-presidenta. A cada passo dado, uma tentação a criticar a candidata ou a presidenta. Ou ambas, como é o mais comum e fácil. Se vai, é porque foi; se não vai, é porque não foi!

Ter ido, a meu ver, trará consequências menos danosas e duradouras do que o não ter ido.

Vejamos: compareceram à inauguração apenas os representantes executivos. Presidenta, Vice-presidente, Governador do Estado e Prefeito de São Paulo. Nenhum outro candidato, à presidência ou ao governo de São Paulo.

Vi gente (ref. no fim) aludindo ao fato de que o Presidente do Uruguay não compareceu à consagração de Bertoglio, tomando, ao que parece, o ato como modelar. Não nos deixeis cair em tentação… Assim como não nos deixai confundir estado laico com representação.

A Presidenta poderia negar o convite? Sinto-me tentado a responder que sim e não. Sim, para as situações protocolares. Não, para as situações não protocolares.

A conclusão a que chego?

É que tudo se resume a como resolvo ver o mundo.

Se Aécio Neves fosse convidado e tivesse comparecido, não hesitaria em escrever dezenas de posts associando-o ao que de pior existe no Brasil.

Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal… inclusive do Aécio e do Edir…

(imagem: daqui)

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoSinto-me tentado a tecer severas críticas à presidenta Dilma. Sinto-me tentado a perdoar a candidata Dilma. Não quero me deixar cair em tentações. Livrai-me, consciência, desse mal. Em um raso impulso de discriminação, não deveria aceitar que a presidenta do país comparecesse a eventos religiosos. De qualquer religião. Devo confessar, no entanto, que não...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!