cunha-sartori

José Ivo Sartori e Vieira da Cunha são pessoas do bem. Até prova em contrário, são políticos que honram a representação de quem os escolhe.

São a prova, inconteste a meu ver, de que é possível a coexistência de duas pessoas em uma. O homem de moral ilibada convivendo com o político de política nem tanto assim.

Ambos, em entrevistas para o Sul21, mostram isso. José Ivo Sartori, aqui, e Vieira da Cunha, aqui.

Dois vazios que se apresentam como candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. PMDB e PDT.

José Ivo Sartori e seu PMDB carregam, dentre siglas inexpressivas, o DEM. Vieira da Cunha, o PPS.

O PDT já havia dado mostras de ser um partido falido (que Brizola nos tenha e guarde) ao se associar ao PP nas eleições municipais de Porto Alegre. E, mais recentemente, ao aceitar Lasier Martins como candidato ao Senado.

O PMDB, como sabemos, sobrevive por ser o partido da maioria dos brasileiros, dos que não querem pular do muro. Partido criado pela ditadura civil-militar, aprendeu como se manter no poder em qualquer circunstância. É o partido que, sem muito alarde, mais tem gente colocada nos cargos públicos brasileiros. Em qualquer instância da federação que se possa imaginar.

Isso significa um monte de familiares simpatizantes e votantes. Afinal, se papai ou mamãe tem trabalho por causa do PMDB, eu sou PMDB, claro!

O PDT segue mostrando que é um órfão buscando uma família substituta.

José Ivo Sartori até poderia ser um bom governador. Mas peca na base: usa de um discurso vazio, um discurso de quem conhece a realidade mas faz questão de ignorá-la em benefício da campanha. Diz ele:

Parece que o RS também vive esta questão: em dificuldade de fazer um controle financeiro, de melhorar suas finanças e criar condições para o investimento necessário em áreas importantes como a da infraestrutura, notadamente na malha rodoviária, e também na questão das águas, do lixo, do tratamento de esgoto e nas questões sociais. Chegou a hora de fazer um debate que não seja mais tão Grenal, ou Caju, Brapel, Avecruz. Vai chegar o momento, em que teremos de trabalhar – muita gente junta – para colocar o Rio Grande nos trilhos.”

Convenhamos, um discurso absolutamente vazio.

Parece ignorar que o atual governo foi o responsável por definitivamente renegociar as condições da dívida do RS e, portanto, criar as condições para que novos investimentos sejam feitos “em áreas importantes…”. Parece ignorar que foram os investimentos no desenvolvimento dos “eles” que fizeram do RS o Estado que mais cresceu em na economia brasileira. E por aí vai a entrevista dele.

Uma pena que homem tão honesto esteja bancando o sujo jogo da política. O resto da entrevista mostra isso… Apenas colocações vazias, sob a defesa de que não pode ainda apresentar oficialmente o programa que todos sabemos qual será: o mesmo de sempre para resolver os problemas de sempre que o partido dele até hoje não resolveu.

Do PMDB não se esperava outra coisa. Já do PDT…

Do PDT poderíamos esperar muito mais. Pela história, percebo que Vieira da Cunha é um homem encurralado. Ninguém, em sã consciência, aceitaria Lasier Martins no palanque e, menos ainda, associar-se ao PP e ao PPS.

Lasier Martins não é um homem politicamente íntegro. Digam o que queiram dizer, mas quem passou mais de 30n anos de carreira profissional vendendo sua opinião para dizer o que os patrões queriam que fosse dito, é tudo, menos honesto como cidadão.

E Vieira da Cunha se vê obrigado a aceitar a candidatura para não ver o PDT afundar de vez. Vende a preço de  tomates a alma do Brizola.

Vieira afirma algo que contradiz a verdade:

o PT tem uma vinculação indissociável com um dos piores males deste país, que é a corrupção. E eu não consigo me associar a uma candidatura que tem essa mancha da corrupção. Pra mim seria um constrangimento intransponível. Eu não conseguiria carregar a bandeira do PT.

O PDT é o sexto colocado no ranking da corrupção!!! Com 23 políticos cassados contra apenas dez do PT. (aqui)

É mesmo o PT “um dos piores males deste país”?

Mais um discurso vazio…

Dois discursos vazios que se apresentam…

Uma pena que tanto José Ivo Sartori e Vieira da Cunha, para defender associações espúrias para obter o poder, tenham esquecido de uma lição maquiavélica básica:

nem todos os meios justificam os fins…

Que culpa tem o PT?

(imagem: montagem a partir de fotos de Ramiro Furquim no Sul21. Links citados)

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoJosé Ivo Sartori e Vieira da Cunha são pessoas do bem. Até prova em contrário, são políticos que honram a representação de quem os escolhe. São a prova, inconteste a meu ver, de que é possível a coexistência de duas pessoas em uma. O homem de moral ilibada convivendo com...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!