contra_a_violencia2

Quando uma palavra traz em si diversos níveis de significado, pessoas que se julgam em níveis diferentes jamais se entenderão!

Embora seja um conceito, a frase “violência contra as mulheres” possui esses vários níveis de significado.

Para uns (atualmente uns 65%, segundo pesquisa) a expressão está no polo mínimo de significado, isto é, não significa absolutamente nada. Para essas pessoas é algo normal e até um comportamento elogiável, dentro do grupo social em que convivem (no caso, parece que o grupo social está em todo o país).

Para outros, violência contra a mulher resume-se à violência física, mas exclui a violência contra a cidadania. Assim, manter mulheres em empregos similares aos dos homens, mas com salários menores e em condições de consideração profissional inferior, é algo normal e até um comportamento elogiável, dentro do grupo social em que convivem (normalmente as empresas).

Para outros, violência contra a mulher resume-se à violência física ou contra a cidadania, mas exclui a violência contra a dignidade. Assim, obrigar a mulher a ter relações sexuais meramente pela condição de esposa, é algo normal e até um comportamento elogiável, dentro do grupo social em que convivem (normalmente a turma de amigos).

Para os 35% restantes, violência contra a mulher quiçá ainda seja algo ainda muito distante, apesar de desejado.

Somente quando a expressão “violência contra mulher” tiver um único e inequívoco significado e se transformar em “violência contra” é que realmente transformaremos a sociedade.

Significa dizer algo de difícil compreensão para a maioria das pessoas: não importa a violência: ela nunca está na vítima.

Só haverá entendimento quando a palavra “violência” tiver um único nível de significado para todos.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoQuando uma palavra traz em si diversos níveis de significado, pessoas que se julgam em níveis diferentes jamais se entenderão! Embora seja um conceito, a frase 'violência contra as mulheres' possui esses vários níveis de significado. Para uns (atualmente uns 65%, segundo pesquisa) a expressão está no polo mínimo de significado,...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!